Google anuncia novos widgets de tela de bloqueio no iOS 16

Sistema operacional ganha suporte com layout mais sofisticado também em outros aplicativos do Google, como o Gmail

por Vitória Silva ter, 13/09/2022 - 10:44
Divulgação Widgets de tela de bloqueio para vários aplicativos do Google exibidos nas telas do iPhone Divulgação

O Google revelou uma série de novos widgets de tela de bloqueio para o iPhone, incluindo um para Gmail, sincronizado com o lançamento do iOS 16, que teve estreia mundial nessa segunda-feira (12). A tela de bloqueio já é uma mudança óbvia para os usuários, mas além da alteração no correio eletrônico, pelo menos outros seis aplicativos do Google receberão o mesmo suporte nas próximas semanas. 

O widget da tela de bloqueio do Gmail inclui várias telas diferentes com atualizações claras e diretas, extraindo informações da caixa de entrada (Inbox). Uma é circular e apenas indica o número de mensagens novas/não lidas em sua caixa de entrada, enquanto outra visualização é uma barra que exibe contagens detalhadas para seções específicas, como mensagens não lidas, promoções, redes sociais, mensagens não lidas do Google Chat ou uma barra simples com a data e o número de novas mensagens. 

Para o Google Maps, o widget mostra, de forma automática, ETAs (tempo estimado para chegada) para os destinos inseridos, incluindo detalhes de transporte público e lembretes de localização. Ele também tem opções de atalhos de toque único que podem mostrar restaurantes, shopping centers, cafeterias e hotéis próximos. 

A pesquisa do Google também possui botões de widget de um toque, que podem abrir uma caixa de pesquisa, preparar um telefone para pesquisar usando a câmera, acessar a pesquisa por voz ou abrir diretamente em ferramentas como Google Tradutor, Google Shopping e Google Acadêmico. 

Outros widgets em andamento incluem vários para o Google Chrome abrir o navegador, acessar a pesquisa por voz, mergulhar diretamente em uma guia anônima ou abrir o jogo dos dinossauros. O widget do Google Drive pode dar acesso a pastas com estrela com um clique e também notificá-lo quando uma pasta ou documento foi compartilhado com o usuário, enquanto o Google Notícias tem um widget para competir com o próprio aplicativo de notícias da Apple, prometendo uma prévia de uma manchete e história. 

Confira algumas das pré-visualizações

Tela de bloqueio

O Gmail tem vários widgets projetados para a tela de bloqueio do iOS 16. Imagem: Google 

Google Maps

Os widgets do Google Maps incluem pesquisas em restaurantes, compras, cafeterias e hotéis. Imagem: Google 

Atalhos

Os widgets do Google Chrome incluem um atalho para o aplicativo, pesquisa por voz, modo de navegação anônima e Chrome Dino Run. Imagem: Google 

COMENTÁRIOS dos leitores