Conheça a história da Nintendo Company

Empresa completa 133 anos desde sua fundação nesta sexta-feira (23)

por Matheus de Maio sex, 23/09/2022 - 18:16
Foto/Divulgação: Nintendo Company Foto/Divulgação: Nintendo Company

Fundada por Fusajiro Yamauchi, em Kyoto, no dia 23 de setembro de 1889, a Nintendo completa 133 anos de existência nesta sexta-feira (23). Inicialmente, a companhia se dedicava a fabricar e publicar um jogo de cartas conhecido como “Hanafuda”. Porém, foi só no ano de 1969 que o herdeiro da companhia, Hiroshi Yamauchi, decidiu expandir os negócios da companhia para o ramo dos games.

Ao longo de décadas, a Nintendo atuou em diversos ramos, como serviços de táxi e motéis, porém falhou em todos. Mas assim que entrou no ramo dos videogames, revolucionou o mercado e tornou-se uma das maiores empresas da área ao redor do mundo.

Atualmente, a empresa é a companhia mais valiosa do Japão, com o valor de mercado estimado em mais de US$85 milhões. Além disso, acumula mais de 565 milhões de unidades de hardware fabricados e 3,4 bilhões de unidades de software vendidos através do globo.

De acordo com a companhia, sua missão é ser líder na indústria de games. Especializada no desenvolvimento de jogos eletrônicos e consoles, a empresa se destacou pelo sucesso de videogames e portáteis como o NES, Nintendo 64, Game Boy, Nintendo Wii, Nintendo 3DS, etc. Além disso, a marca também é responsável pela criação e/ou publicação de jogos como "Donkey Kong", "Super Mario Bros", "The Legend of Zelda”, “Fire Emblem”, entre outros títulos e franquias.

No Brasil, a Nintendo chegou no ano de 1993 com o lançamento do NES e do Super Nintendo. Em 2015, a companhia anunciou o cancelamento das operações no país por conta das altas taxas de importação. Com indícios de retorno desde 2017, a gigante no mercado de games consagrou a sua volta ao Brasil em 2020, com a chegada oficial do Nintendo Switch em território brasileiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores