Nintendo divulga detalhes de próximos consoles
Possivelmente, a próxima geração não contará com o recurso de retroatividade
Com o lançamento dos últimos consoles, o recurso de retroatividade se tornou muito desejado por diversos jogadores que desejam acessar seus jogos antigos nas novas gerações de consoles. Mesmo após a divulgação da Microsoft, integrando todas as gerações do Xbox e da Sony, que oferece diversos clássicos da PlayStation através de streaming, a Nintendo ainda não confirmou que esta é uma prioridade para seus videogames.
Em uma sessão de perguntas e respostas (Q&A) aos investidores da marca, o desenvolvedor Shigeru Miyamoto explicou que existem dois empecilhos para um programa completo de retroatividade: o licenciamento e a arquitetura de consoles antigos.
Miyamoto comentou:“No passado, oferecíamos um serviço conhecido como Virtual Console, que permitia que jogos antigos fossem jogados em consoles mais recentes. Enquanto o hardware não mudasse, esses jogos podiam ser jogados. De qualquer forma, os direitos de publicação para videogames são muito complicados, e por isso só podíamos adicionar jogos após conseguirmos os direitos necessários.”
A declaração do desenvolvedor indica que o sucessor do Nintendo Switch talvez não tenha compatibilidade com os seus jogos, porém, isto ainda não é nenhuma garantia da ausência da função. Isto não exclui a possibilidade de uma biblioteca híbrida de seus consoles, muito pedida por fãs do console.