55 anos da Intel: conheça a história da marca tecnológica

A companhia nasceu do desejo de seus fundadores desenvolverem uma alternativa para a memória dos computadores com base na tecnologia de semicondutores

por Camily Maciel ter, 18/07/2023 - 18:12
Getty Images Sede da empresa de tecnologia Intel, nos Estados Unidos Getty Images

Nesta terça-feira (18) completa 55 anos da fundação da Intel. A Intel Corporation, mais conhecida como Intel, foi estabelecida nos Estados Unidos por Robert Norton Noyce (1927-1990) e Gordon Earle Moore (1929-2023) sob o nome NM Eeletronics. A companhia nasceu do desejo de seus fundadores desenvolverem uma alternativa para a memória dos computadores com base na tecnologia de semicondutores. Atualmente, a Intel é uma das principais fabricantes de processadores, placas de vídeo, nuvem e conectividade 5G. 

A companhia tem presença forte no mercado de PCs, com destaque para a linha de processadores Intel Core, que abrange desde modelos de entrada a chips de alto desempenho para games.

Seu primeiro produto foi um circuito integrado de Memória RAM e logo depois, nos anos 70, se tornou líder de mercado. Criaram o microprocessador Intel 4004, que evoluiu até o que temos hoje, suas linhas Intel Corei3, Core i5, Core i7. A Intel trabalhou na evolução de processamento com o Core Duo, Dual Core e Core 2 Duo.

Na década de 90 foi criado o Intel Inside, um selo de qualidade criado pela empresa para destacar que o computador utilizava processador da marca e não de seus concorrentes, como a AMD.  

Segundo o site Money Report, a empresa rival AMD está se tornando maior na indústria tecnológica, assumindo 31,3% do valor de mercado de processadores x86 ao fim de 2022. É um número 2,8% maior do que o registrado no ano anteri9or, tomando aos poucos o espaço que ainda é majoritariamente dominado pela Intel. Ela continua em primeiro lugar com 68,7%. A empresa tem mais de 72% do setor, embora seja um crescimento da concorrência da rival AMD.

Com uma equipe global com mais de 121 mil funcionários em 46 países, a Intel define como sua missão desenvolver soluções para os maiores problemas do mundo, criando a tecnologia do futuro. A empresa chegou ao Brasil em 1987, com a instalação de sua sede na capital de São Paulo. Além da capital paulista, a Intel conta com a presença em outros países latino-americanos, incluindo México e Costa Rica. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores