Influenciadora robô confunde usuários nas redes sociais

Apesar de ter mais de 150 mil seguidores no Instagram e no TikTok, ela costuma postar foto de biquíni e em viagens, assim como uma influenciadora normal

por Camily Maciel seg, 31/07/2023 - 16:22
Divulgação/Instagram/@millasofiafin A primeira publicação de Sofia na rede social foi em novembro de 2022 Divulgação/Instagram/@millasofiafin

Criada por um software de inteligência artificial (IA) e com o nome de Milla Sofia, uma influenciadora está confundindo os usuários nas redes sociais nos últimos dias. Apesar de ter mais de 150 mil seguidores no Instagram e no TikTok, ela costuma postar foto de biquíni e em viagens, assim como uma influenciadora normal. Mas Sofia não existe, por mais pareça real.

Ainda não é possível identificar qual software foi usado para a criação e quem administra o perfil da influenciadora, mas o próprio Instagram de Sofia (@millasofiafin) avisa que ela é uma “menina robô” da Finlândia.

Já em seu site oficial, é descrita como uma “influencer virtual e modelo” que tem o objetivo de revolucionar o mundo fashion. Nas últimas fotos em seu perfil, alguns usuários elogiaram a beleza da influenciadora.

Além disso, os pesquisadores também estão levando em consideração os comentários nas fotos da modelo, pois não é possível dizer se seus próprios seguidores sabem que ela não é real.  

A primeira publicação de Sofia na rede social foi em novembro de 2022 e uma das primeiras fotos tem um erro perceptível. Na imagem, a modelo está de costas para a parede e uma mão aparece abraçando sua cintura, como se alguém estivesse ao seu lado. A partir deste ano, seu conteúdo não mudou dentro dos padrões das postagens, mas a qualidade das imagens, sim – ficou melhor. Programas de IA que criam fotos, incluindo aplicativos como Remini, DALL-E 2, Mid Journey e Chatsonic não conseguem gerar imagem realista de uma mão por conta da dificuldade – o que pode servir como alerta para identificar fotos criadas por IA.

COMENTÁRIOS dos leitores