Greve na UFRPE e UFPE continua por tempo indeterminado

Assembléia nacional da categoria está prevista para o próximo dia 28

por Alexandra Gappo sex, 18/05/2012 - 09:12

Os professores da Universidade Federal e Federal Rural de Pernambuco decretaram nos últimos dois dias greve por tempo indeterminado. Segundo os sindicalistas, não há programação específicia de piquetes e assembléias até o dia 28 de maio, quando deverá ocorrer uma assembléia nacional em Brasília. Apenas, de acordo com eles, a paralisação pacífica de ficar longe das salas de aula.

De acordo com o presidente da Associação dos Professores da UFRPE (Aduferpe), Cícero Monteiro cerca de 95% dos docentes da instituição aderiram ao movimento na última quarta-feira (16). As unidades de Garanhuns e Serra Talhada também que estão sem aula. 

Em assembleia realizada na última quinta-feira (17), os professores da UFPE também decidiram a mobilização.  De acordo com a assessoria de comunicação da Associação de Docentes da UFPE (Adufepe), 218 professores estavam votaram a favor, 189 realizaram a votação que culminou na decisão pela paralisação por tem indeterminado.

No dia 28 de maio, será realizada uma reunião do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) com o Ministério da Educação onde será decidido o rumo da greve. “Nós esperamos que o acordo que for firmado seja cumprido”, afirma o professor da UFRPE, Cícero Monteiro.

Os docentes reivindicam o não cumprimento do acordo acertado entre a categoria e o Governo Federal, onde firmaram, provisoriamente em setembro de 2011, um reajuste salarial de 4% e a reestruturação da carreira para ser cumprido em março desde ano. Mas a publicação no Diário Oficial liberando o acordo só aconteceu no dia 14 de maio. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores