Professores realizam "banneraço" no centro do Recife
A manifestação, desta quarta-feira (14) tem o objetivo de mostrar à população o trabalho realizado dentro das instituições
Dando continuidade aos atos do estado de greve dos professores das instituições federais de todo o país, os docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), juntamente com colegas de profissão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizaram nesta quinta-feira (14) o “Banneraço” na Praça do Diário, centro do Recife.
Os professores levaram um pouco das atividades de dentro das universidades. A ideia é protestar e ao mesmo tempo mostrar à sociedade a importância das produções acadêmicas. Trabalhos de pesquisa de vários cursos e materiais usados pelos estudantes nas graduações estavam sendo expostos em forma de banner e jogos, como o caso do curso de matemática, que trouxe jogos de lógica para chamar a atenção da população que passava.
De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), Jaime Mendonça, a ideia dessa manifestação, diferente das demais já realizadas, é colocar a universidade mais próxima da população. “Mostrar as pessoas que quando temos um problema na educação, isso reflete na sociedade”, explicou o docente.
Apoio dos estudantes
No ato público, também participaram alguns estudantes de graduação convidados pelos professores. O estudante de matemática, Marcos da Silva, participou do primeiro evento em pró da causa dos professores. “Eu apoio a luta, mas nunca tinha participado de um movimento deles (professores) e acho muito importante a adesão dos alunos”, afirmou.
Parte da executiva estadual da Assembleia Nacional dos Estudantes- Livre (Anel) também estava presente no banneraço. A representante, Janaína Oliveira, contou que vários universitários das instituições federais do Brasil também estão em greve, apoiando a paralisação dos professores e lutando pela melhoria da educação no país. Na tarde desta quarta-feira (14) haverá reunião dos comandos de greve dos docentes, estudantes e técnicos federais, para firmar um comando unificado. O encontro acontecerá às 15h, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).