Professores do BJ Colégio & Curso comentam provas

Confira as avaliações dos professores de português e matemática

por Lidiane Dias dom, 08/07/2012 - 15:56

Neste primeiro dia de provas do vestibular 2012.2 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) destinado ao Conjunto Engenharias CTG, os candidatos a uma das 320 vagas oferecidas fizeram provas de português 1 e matemática.

Os professores Luiz Cláudio, de português, e Diogo Lôbo e Marconi Sousa, de matemática, do BJ Colégio & Curso, comentam as provas.

Português 1

Questão 1:

Letra a

Sem o contexto em que a manchete está inserida, podemos pensar que os casais estão preferindo oficializar a relação no civil em vez de no religioso, ou que os casais estão, atualmente, buscando a separação, ou final da relação. 

Letra b

Apenas o conhecimento da língua não é suficiente porque qualquer texto está sempre atrelado a um determinado contexto. Assim sendo, necessitamos conhecer também em que situação de interação comunicativa determinada frase foi dita, para entendermos seu significado, seu sentido e seu objetivo.

 

Questão 2:

A principal função da língua é a interação de um sobre o outro. Sendo assim, o autor da manchete do texto, sabendo que Chico Anysio é conhecido por ter criado vários personagens de sucesso, transgride a norma padrão de concordância verbal para mostrar que, com o humorista, morriam também suas criações. 

 

Matemática

A prova de matemática do CTG manteve o padrão apresentado na edição anterior quanto ao nível de dificuldade e à distribuição dos conteúdos. Infelizmente, a prova apresenta poucas questões contextualizadas e uma quantidade relevante de questões bem técnicas, mas que, por se tratar de uma prova especifica para os candidatos de Engenharia, pode ser considerado esperado. Percebe-se que a banca deu ênfase a alguns conteúdos que não estão mais presentes nas provas do Novo Enem e da Upe, tais como função modular, binômio de Newton, números complexos e polinômios, ressaltando a importância de os futuros engenheiros estudarem esses conteúdos.

Destaque para as questões: 11, que tratava de um crescimento populacional a uma taxa percentual constante; 12, que contemplava uma situação de proporcionalidade entre áreas e volumes de figuras semelhantes; e 15, que modela um crescimento do número de bactérias a partir de uma função exponencial.

Apesar de apresentar questões de fato inéditas, muitas das questões apresentam ideias bem parecidas com outras utilizadas em provas anteriores da UFPE, tais como a número 3, que aborda números complexos; a 4, de trigonometria; a 5, de função modular; a 14, de geometria analítica; e, por fim, a 15, de função exponencial. Portanto, o aluno que se preparou resolvendo provas anteriores deve ter tido um bom desempenho.

De forma geral, a prova não foi difícil, nem apresentou longas resoluções, mas alguns conteúdos bem específicos e o excesso de abordagem técnica podem ter dificultado alguns alunos.

COMENTÁRIOS dos leitores