Vestibular da UPE inicia inscrições nesta segunda (16)

Candidatos poderão se inscrever até o dia 16 do próximo mês

por Nathan Santos dom, 15/07/2012 - 10:52
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Candidatos terão mais de 2.700 vagas para concorrerem Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Os “feras” que querem entrar na Universidade de Pernambuco (UPE) devem ficar atentos. As inscrições para o Vestibular 2013 da instituição de ensino iniciam nesta segunda-feira (16), e podem ser realizadas pelo site do processo de ingresso, até o dia 16 de agosto deste ano, e a taxa de inscrição custa R$ 110. Segundo a UPE, estão sendo oferecidas 2.776 vagas.

Esta edição do processo seletivo teve o aumento do número de cursos de graduação, que passou de 44 para 52. De acordo com a universidade, licenciatura em ciências sociais (40 vagas), bacharelado em saúde coletiva (20 vagas), direito (30 vagas) serão as graduações realizadas no campus da instituição em Santo Amaro, no Recife. Para o campus Mata Norte, em Nazaré da Mata, serão licenciatura em letras espanhol (40 vagas) e tecnológico de gestão em logística (40 vagas). No campus Mata Sul, na cidade de Palmares, os cursos serão serviço social (40 vagas) e tecnológico de gestão em logística (40 vagas), e no campus da UPE, em Serra Talhada, haverá medicina (20 vagas).  

A UPE também informa que houve mudança na nomenclatura dos cursos: licenciatura em Informática, oferecido no campus da UPE em Garanhuns, passará a ser chamado de licenciatura em computação; engenharia mecatrônica que foi criado para a realidade robótica, do campus Benfica da UPE, será agora engenharia de automação e controle e será mais voltado para o mercado fabril. Em relação ao curso de bacharelado em ciências biológicas, do campus Santo Amaro, houve o acréscimo de 20 vagas.

Provas

Os “feras” terão mais tempo para responder às provas, pois, ganharam mais meia hora em cada um dos três dias de testes. Ao todo, serão 148 quesitos, o que representa um acréscimo de oito questões em relação ao ano passado. As imagens das provas serão coloridas, na intenção de melhorar a visualização delas.

Segundo a UPE, sobre o critério para concorrer ao sistema de cotas (20% das vagas de todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno) permanece o mesmo do ano passado.  É considerado cotista aquele candidato que cursou, integral e exclusivamente, o ensino fundamental (II segmento – 5a à 8a séries) e o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais de Pernambuco. Estudantes oriundos de instituições federais ou filantrópicas não são considerados cotistas. A universidade alerta que o candidato considerado cotista que não comprovar sua condição será eliminado definitivamente do processo.

As provas do Vestibular 2013 serão realizadas em uma única etapa, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, e o resultado será divulgado até o dia 30 de janeiro do próximo ano. Mais detalhes informativos sobre a seleção podem ser obtidos pelo e-mail processodeingresso@upe.pe.gov.br, ou pelos telefones (81) 3183-3660 / 3791, bem como pelo manual do candidato

Pedidos de isenção

Desta segunda-feira (16), até o dia 20 deste mês, devem ser feitos os pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular. De acordo com a UPE, no momento da solicitação, deverá ser informado o Número de Inscrição Social (NIS), cadastro nacional instituído pelo Governo Federal que, de acordo com a Lei nº 14.016, de 23 de março de 2010 Art. 1º, que diz: "Ficam isentas do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Estado de Pernambuco, cujos editais sejam publicados a partir da vigência desta Lei, as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – CADúnico, de que se trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, que possuam renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 03 (três) salários mínimos". Aqueles que não informarem o NIS não poderão se inscrever como isento. No dia 30 de agosto o resultado dos beneficiados com a taxa de isenção será divulgado.

COMENTÁRIOS dos leitores