2ª turma do Ganhe o Mundo embarca para os EUA
Em janeiro, outros 425 estudantes serão enviados para a Nova Zelândia e países de língua espanhola
Na manhã desta segunda-feira (13), embarcaram para os Estados Unidos a segunda turma do Programa Ganhe o Mundo, composta por 40 estudantes. O programa tem a proposta de proporcionar seis meses de intercâmbio cultural e o aprendizado do segundo idioma aos alunos da Rede Estadual de Educação.
No Aeroporto Internacional dos Guararapes, os participantes contaram com a presença do governador Eduardo Campos. No dia 1° de agosto, outros 27 jovens viajaram para o mesmo destino.
Gilvan Vieira, agricultor de Quixaba, que fica no Sertão do Pajeú, a 409,8 Km do Recife, expressou a felicidade de ter seu filho entre os alunos escolhidos. “Ver meu filho ir estudar fora do país é o melhor presente que poderia receber no dia dos pais”, disse. “Eu tinha fome e sede por estudar, mas não tive muitas oportunidades. Agora, me realizo nele”, confessou o agricultor, que nem sequer possui renda fixa por mês.
Eduardo Campos também fez questão de deixar a sua mensagem para os jovens pernambucanos. “Estamos cuidando de vocês que são os nossos grandes tesouros”, afirmou. Desejando boa viagem e juízo, ele garantiu também recepcioná-los na volta para casa, e apostou: “Estamos virando o jogo e construindo uma educação que faz a diferença. Vamos plantar hoje e colher amanhã”.
A aluna Jasmyne Taumaturgo, 16, destacou a importância de receber a “bênção” do governador no dia que, segundo ela, é o mais importante da sua vida. “A presença do governador aqui demonstra o seu apoio e a certeza de que não estamos sozinhos. Além disso, denota que ele está investindo na gente”.
Durante o semestre letivo, os jovens ficarão hospedados na casa de famílias norte-americanas de quatro estados: Califórnia, Washington, Arizona e Colorado. Cada estudante receberá uma bolsa de 300 dólares, seguro saúde e um tablet para auxiliar nos estudos e na comunicação com a família pernambucana.
O próximo embarque será no dia 22 deste mês. Até o fim de agosto, 563 alunos terão embarcado para os Estados Unidos e Canadá. Em janeiro, outros 425 estudantes serão enviados para a Nova Zelândia e países de língua espanhola.