Enade realiza mais uma avaliação

Provas serão realizadas no dia 25 de novembro, em todo o país

por Adriana Luíza dom, 28/10/2012 - 08:30

Todos os anos, a qualidade do ensino superior passa por uma avaliação para verificar como se encontram os cursos superiores. Esta avaliação é realizada através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Por meio dessa prova é possível verificar os alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, além da instituição.

O objetivo é compor indicadores e apresentar resultados que mostrem a qualidade dos cursos e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que compõe três eixos: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Por meio do Sinaes é verificado o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

Para verificar estes componentes, o sistema se utiliza do Enade. Criado em 2004, a prova substituiu o Exame Nacional de Cursos, também conhecido como Provão. Neste ano, a prova será realizada no dia  25 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília) e vai avaliar os cursos com diploma de bacharel em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também vão ser avaliados estudantes dos cursos com diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

De acordo com a Pró-reitora Acadêmica da UNINASSAU, Simone Bergamo, após a avaliação a nota dos estudantes não são divulgas aos alunos, já que o principal objetivo do exame é avaliar o curso. Após a realização do exame é divulgado o conceito do curso por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5.

Para Bergamo, o exame é muito relevante tanto para o próprio Ministério da Educação (MEC), para verificar como se encontra o nível da educação no país, como para os estudantes. “A prova permite que a sociedade fique sabendo sobre as qualidades dos cursos que são ofertados pelas instituições”, declarou a Pró-reitora.

A qualidade do curso é verificada através do CPC, utilizado pelo Ministério da Educação para regulamentar a educação  superior. Quando os cursos ficam com um conceito 1 ou 2 (insatisfatório) são submetidos a visitas de comissão do MEC. Quem recebe conceito 3, 4 ou 5  (satisfatório), pode ser dispensado da próxima avaliação. 

O estudante do 7º período de marketing, Carlos Farias, 21 anos, vem se preparando para a prova que é obrigatória para alunos que estão no penúltimo ou no último período da graduação. “Na faculdade recebi reforços e venho estudando no decorrer do ano as disciplinas que são inerentes ao curso”, declarou o estudante.

Cecília Brissant, 26 anos, é estudante do ultimo período de direito, na UNINASSAU. Ela enfrenta a dificuldade de conciliar os estudos para o Enade e para a prova da OAB. “São provas diferentes, mas estou aproveitando meus estudos para a OAB para realizar o exame em novembro”, comentou a jovem.

Para Cecília, a prova é uma ótima maneira que o Ministério da Educação (MEC) encontrou para medir o ensino superior. “Cada instituição tem uma grade curricular diferente, então através da prova podemos fazer uma análise do melhor local e curso”, declarou a estudante.

Para quem vai realizar a prova este ano, precisa ficar atento para as datas, pois será necessário responder um questionário com informações que vão ajudar a construir os indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

Sobre o local das provas, o Inep disponibilizou no site nessa sexta-feira (26). O candidato pode verificar até o dia 25 de novembro, data da prova. 

COMENTÁRIOS dos leitores