Feras devem ter atenção às regras do Enem
Horário de realização das provas pode confundir alguns estudantes
Meses de estudo, horas debruçados em livros, fórmulas que nunca pareciam ter fim, tantas datas que, por vezes, parecia impossível lembrar. Assim foram os últimos meses para milhões de estudantes em todo o país que neste próximo final de semana farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), primeiro grande teste, que pode assegurar uma vaga em muitas instituições de ensino em todo o Brasil.
Mais de 5,7 milhões de inscritos enfrentarão uma verdadeira maratona de dez horas de prova com 180 questões, além da redação. No sábado (3), primeiro dia de prova, serão aplicados os exames dos grupos Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo (4), os estudantes farão as provas do grupo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da redação.
Os feras precisam ter bastante atenção quanto ao horário do exame, que terá início às 13h de Brasília. Como vários estados não aderiram ao horário de verão, Pernambuco, por exemplo, nesses locais, os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia.
A recomendação do Ministério da Educação (MEC) é que todos os estudantes cheguem aos locais de prova até às 11h de seus estados. Também é necessário ficar atento ao trânsito, já que muitos locais de prova, principalmente nas regiões metropolitanas, vão concentrar milhares de estudantes.
O uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, está proibido e pode causar a eliminação do candidato. Também é vetado o uso de lápis, borracha e lapiseira. Os estudantes devem levar, além de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, um documento oficial com foto e o cartão de inscrição, entregue pelos Correios, que pode ser impresso pelo site do Inep.
O Enem avalia os conhecimentos de estudantes que concluíram o ensino médio e pode ser utilizado como parte da nota utilizada no processo seletivo de 95 instituições, incluindo 38 institutos federais.
As universidades e faculdades podem tanto usar o Enem em substituição ao vestibular quanto considerar a nota no exame para concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ingresso de candidatos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Muitas dessas instituições utilizam o Enem para substituir o vestibular ou como parte da nota. É o caso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que utiliza o resultado do exame como nota da primeira fase do vestibular.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep no dia 7 de novembro. Já os resultados individuais podem ser conferidos, a partir do dia 28 de dezembro, com o número de inscrição e senha ou CPF e senha.