Pequenos negócios geraram 70% dos empregos no Brasil

No mês de setembro foram realizadas mais de 147 mil contratações

por Nathan Santos sex, 25/10/2013 - 14:25

Números divulgados, nesta sexta-feira (25), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que os pequenos negócios foram responsáveis por 70% dos postos de trabalho abertos, no mês de setembro, no Brasil. Foram feiras 147,5 mil novas contratações, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Diante dos dados, os empreendimentos de micro e pequeno porte apontaram no mês passado o melhor resultado em 18 meses. Houve registro de aumento de emprego em todas as regiões brasileiras, se destacando o Sudeste, que teve mais de 63 mil vagas. São Paulo é o líder da relação estadual, com a criação de 38.263 postos, e, o Rio de Janeiro ficou na segunda posição, com a criação 14 mil empregos.

De acordo com o estudo, o segmento de serviços foi o que mais contratou, graças a um saldo de mais de 57 mil cargos. A quantidade corresponde a 39% do total de empregos criados pelos pequenos negócios. O setor de comércio aparece na segunda posição, com 45.974 novos empregos, seguido pela construção civil, com 29.767 novas oportunidades.

“Houve melhora no emprego de uma maneira geral, mas o volume registrado pelos pequenos negócios foi quase duas vezes e meia maior do que o das médias e grandes empresas nesse período”, avalia o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, conforme informações da Agência Sebrae de Notícias. Os pequenos negócios estão à frente da geração de empregos formais no Brasil desde o mês de novembro de 2012.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

COMENTÁRIOS dos leitores