UNINASSAU entre as 100 mais inovadoras em TI do País

Centro Universitário ficou na primeira colocação em inovação entre os empreendimentos educacionais

por Nathan Santos seg, 09/12/2013 - 15:06
Divulgação O CIO Joaldo Diniz recebeu o prêmio em cerimônia realizada em São Paulo Divulgação

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau está entre as empresas mais inovadoras do Brasil. A instituição de ensino pernambucana é uma das vencedoras do prêmio “As 100+Inovadoras no Uso de TI”, graças a utilização da metodologia de avaliação chamada "prova colegiada". A premiação é resultado de um estudo que considera o processo e gestão de inovação nos estabelecimentos empresariais, bem como realiza uma análise de cases. Além de estar entre as 100 companhias que mais inovam, a UNINASSAU ficou na primeira colocação entre os empreendimentos que atuam com educação. O anúncio das melhores foi feito durante o IT Forum Expo/Black Hat, realizado em São Paulo.

O CIO do Grupo Ser Educacional, Joaldo Diniz, destaca que a prova colegiada utiliza de forma intensa recursos tecnológicos, considerados de grande relevância para a obtenção dos resultados. “O nível de automação estabelecido pela aplicação, que foi desenvolvida internamente para suportar os requisitos do projeto e dar total integração com a ferramenta de gestão acadêmica utilizada pela instituição, proporciona ao aluno uma nova experiência no formato de realização das avaliações e consulta aos resultados, garantindo maior segurança, transparência, agilidade e níveis de controle até então não experimentados”, completa Diniz.

De acordo com o CIO, várias mudanças podem ser notadas a partir da implantação da prova colegiada, em relação ao processo de avaliação acadêmica realizada anteriormente pela instituição de ensino. “A primeira mudança, talvez a mais substancial, foi a completa padronização dos planos de ensino e aula de cada disciplina, além da implantação da cultura de produção de questões contextualizadas antes mesmo do início do ano letivo. A segunda mudança foi a implantação do processo de validação destas questões para garantir a qualidade e o completo atendimento do conteúdo do plano de ensino da disciplina. Por fim, foi necessário uma adequação do parque tecnológico para impressão, correção, digitalização e disponibilização das referidas avaliações para o aluno. Atualmente, já processamos cerca de 300 mil provas por semestre”, explica.

Importância pedagógica

Para a diretora pedagógica do Grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, Simone Bérgamo, a prova colegiada teve uma metodologia pensada para avaliar a aprendizagem do estudante de forma significativa. “As questões são contextualizadas, ou seja, construídas de forma que o aluno pense, interprete e responda, utilizando competências adquiridas nas disciplinas. Esse modelo atende os requisitos fundamentais para um bom desempenho da aprendizagem, pois faz com que o aluno consiga resolver questões buscando os conceitos apreendidos na disciplina”, explica a diretora.

Simone também destaca que a prova é composta por questões de múltipla escolha, porém, diferentes dos tradicionais quesitos fechados. A avaliação segue o modelo do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). “Outro ganho acadêmico desse projeto é que com a utilização de questões escolhidas de forma aleatória no sistema, já que todas compõem o plano de ensino da disciplina, os conteúdos são ministrados pelo professor fazendo com que eles sejam dados de forma plena, evitando as escolhas pessoais. Dessa forma cumprimos o que definimos no nosso projeto pedagógico de curso”, complementa a educadora.

O projeto piloto teve sua implantação em uma unidade do Grupo Ser Educacional e de maneira gradativa vem sendo ampliado para chegar as outras unidades. A previsão é que 600 mil provas sejam gerenciadas semestralmente.

O IT Forum Expo/Black Hat foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro.

Confira o Ranking Completo

COMENTÁRIOS dos leitores