Protesto pede a não anulação do concurso da Guarda

Candidatos se reuniram na frente da PCR em ato contra o cancelamento do certame

por Danilo Galindo seg, 16/06/2014 - 12:57
Alexandre Cunha/LeiaJáImagens Candidatos pedem a lista dos candidatos aprovados Alexandre Cunha/LeiaJáImagens

Um grupo de candidatos ao concurso da guarda municipal do Recife realizou um protesto, nesta segunda-feira (16), na frente da sede da Prefeitura do Recife (PCR), no bairro do Recife. O motivo da manifestação é a anulação do concurso, divulgada no último dia 10. Os presentes solicitaram a listagem com os aprovados na primeira prova e que apenas os candidatos que se sentirem lesados refizessem o certame. Entenda.

Segundo Valnice dos Santos, uma das candidatas, apenas os que levaram ponto de corte e os que faltaram à prova foram beneficiados com a anulação. Também foram levantadas as contradições na organização do concurso. Um dia após a prova, em 2 de junho, o Instituto de Planejamento e Apoio Tecnológico (Ipad) havia divulgado que o concurso não seria cancelado. No dia 10, data da divulgação do resultado, a PCR divulgou nota sobre a anulação do certame, contrariando o posicionamento anterior. 

Milena Gomes, uma das candidatas presentes no protesto, comentou a decisão da Prefeitura. “Apenas o judiciário pode bater o martelo. Isso não pode se transformar em uma decisão política”, comenta. Também foi questionado o posicionamento mercadológico dos cursos preparatórios para o concurso, que, segundo os manifestantes, apoiam a anulação. 

Os manifestantes se reuniram com o comandante da guarda municipal e o secretário de segurança urbana do Recife. Um encontro com o Ministério Público está marcado para a próxima terça-feira (17), às 14h, na sede do MPPE. Na quarta-feira (18), os candidatos vão realizar um protesto na Avenida Conde da Boa Vista, centro do Recife.

Com informações de Alexandre Cunha

COMENTÁRIOS dos leitores