CCJ aprova Lei que regulamenta profissão de historiador

Projeto ainda precisa ser votado pelo Plenário da Câmara

por Danilo Galindo qua, 18/06/2014 - 18:46
Abr/Arquivo Projeto do Senado foi aprovado pela CCJ da Câmara dos Deputados Abr/Arquivo

Os estudantes de história estão mais perto de ver a regulamentada a profissão de historiador. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 4699/12, do Senado. 

Segundo a proposta, podem exercer o cargo aqueles que tenham diploma de curso superior em História; de mestrado ou doutorado em História ou que tenha linha de pesquisa dedicada à História; ou aos diplomados em outras áreas que tenham exercido a profissão de historiador há mais de cinco anos, a contar da publicação da lei. Aprovado o projeto, apenas os profissionais diplomados poderão lecionar a matéria nos ensinos fundamental e médio.

A relatora do projeto, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), afirmou que a novidade irá agregar qualidade de ensino às escolas. Para o presidente da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (Anpuh), Rodrigo Patto Sá Motta, a regulamentação vai influenciar na criação de carreiras de historiadores em órgãos públicos, como museus e outras instituições.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

COMENTÁRIOS dos leitores