Panfletagem gera lixo nos locais de prova do Enem
Cada promotor distribui, em média, dois mil materiais de publicidade em poucas horas
Pilhas de panfletos tomam às ruas adjacentes da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Isso porque muitas organizações, como instituições de ensino superior e até cursos preparatórios de matérias isoladas e concursos públicos aproveitam o fluxo de estudantes, com um único objetivo - divulgar os seus produtos. Na Rua do Lazer, entre os blocos A e G da Unicap, por exemplo, os ladrilhos ficaram repletos de papéis, caixas.
Entre feras, familiares, professores e fiéis, as calçadas também são disputadas pelos promotores. Com placas, banners e os tradicionais panfletos, eles têm a missão de entregar milhares de materiais publicitários. “A nossa meta é entregar todos os panfetos. Não pode ficar nenhum”, diz Suelen Viana, promotora que divulga uma das dezenas de empresas que aproveitam a ocasião.
Ainda em entrevista ao Portal LeiaJá, Suelen afirma que a sua meta é distribuir dois mil matérias. “É bem intenso. Chegamos às 7h e ficamos até as 12h e precisamos entregar muito material, não podemos voltar com nenhum”, diz a colaboradora. Quando questionada sobre a sujeira, ela argumenta: “temos que distribuir”. Mesmo pouco atentos ao material publicitário, alguns candidatos pegam e guardam a propaganda, porém, a maioria joga a publicidade na via.