Professores estaduais fazem passeata no Centro do Recife

Após assembleia, educadores seguem para sede do Governo de Pernambuco

por Roberta Patu seg, 23/03/2015 - 19:19

Após assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), na tarde desta segunda-feira (23), os professores da rede estadual de ensino realizaram uma passeata pacífica. Aproximadamente 1.500 educadores saíram do Teatro Boa Vista, localizado na Rua Dom Bosco, e seguiram pela Avenida Boa Vista até o Palácio do Campo das Princesas - sede do Governo de Pernambuco -, com o intuito de serem recebidos por uma comissão do Estado, porém não obtiveram resultado.

Segundo o professor de uma escola estadual de Caruaru, Fred Santiago, os problemas com a educação perduram no novo Governo. “O chefe de Estado, Paulo Câmara, herdou o malefício do seu antigo chefe e padrinho político - Eduardo Campos, pois ele continua maltratando a educação. As escolas continuam em situação precária e os professores ainda são desvalorizados”, criticou o educador.

A professora e diretora do Sintepe, Valéria Silva, defendeu a classe. “Nossa categoria tem que mostrar que é de luta. Nós somos trabalhadores da educação e merecemos respeito”, concluiu. A passeata também contou com a interação de alguns estudantes. O aluno do Cabo de Santo Agostinho, Matheus Silva, disparou contra as promessas não cumpridas de Câmara. “Uma Pátria que se diz valorizar a educação e agora desvaloriza o professor? Esse governo é mascarado diz que vai dobrar o salário dos educadores, mas dobraram a incompetência”, falou.

Os professores ficaram na área externa do Palácio do Campo das Princesas, para serem atendidos por uma comissão do Governo, porém eles não obtiveram retorno e encerraram as atividades. A próxima assembleia será realizada na sexta-feira (27). 

Com informações de Nathan Santos

COMENTÁRIOS dos leitores