Candidatos falam sobre possíveis temas da redação do Enem

Copa do Mundo, direito das mulheres e homofobia foram os assuntos apontados pelos entrevistados do LeiaJá

por Roberta Patu dom, 25/10/2015 - 10:46

Chegou o segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo (24), os candidatos respondem às provas de Linguagens seus códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a tão esperada redação. Ao todo, os estudantes terão cinco horas e meia para responde as 90 questões e elaborar o texto. Para essas provas, os feras falaram como vão administrar o tempo e arriscaram alguns temas, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), área central do Recife.

O jovem Eduardo Lucas Ferreira, de 17 anos, que participa pela primeira vez do Exame, arriscou algumas temáticas que podem cair no Enem. “Acho que vai cair algo relacionado a Copa do Mundo, em relação ao reflexo que o País sofreu após a realização do evento”, disse o estudante do terceiro ano do ensino médio. Eduardo ainda relatou que a redação é a sua maior dificuldade, principalmente no que diz respeito à produção da introdução. “Começar o texto é sempre mais complicado, mas treinei bastante, mesmo tendo sido prejudicado com a greve no colégio”, criticou o candidato que estuda em uma escola de referência do Estado, no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

Sonhando em ingressar no curso de direito, a terceiranista de 17 anos, Alícia Giovana Michelon, falou o que espera da prova de hoje. “As expectativas são grandes! Afinal, vários temas foram destaque este ano e arriscar algum é complicado. Porém, estudei três assuntos com mais profundidade, que foram os seguintes: os direitos das mulheres, a homofobia e a questão da ecológica, que desde 2008 que não é abordado”, concluiu.

Já o candidato Alex Albuquerque, de 20 anos, que faz a prova pela quarta vez, disse que a preocupação nem é tanto a Redação, mas matemática. “Sou da área de exatas e estou mais ansioso com as questões de cálculos. Quanto à produção textual estou mais tranquilo, mas acredito que o tema, como sempre vai surpreender”, falou o jovem que já é formado em Redes de Computadores e almeja se graduar em Ciências da Computação.

Em Pernambuco, a prova será iniciadas às 12h30. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), abstenção no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 25,31%, em torno de 1,8 milhão de candidatos, número menor do que o registrado em 2014. 

COMENTÁRIOS dos leitores