Espaço Inovação incentiva projetos empreendedores

Prédio construído na área do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém, vai receber empresas que desenvolvam trabalhos e pesquisas inovadores na área das ciências tencológicas

sex, 18/03/2016 - 08:58
Agência Pará Prédio do Espaço Inovação: centro de apoio ao empreendedorismo Agência Pará

Está aberto edital para ocupação de módulos do Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), gerenciado pela Fundação Guamá sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet). Empresas de base tecnológica das áreas de biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia ambiental e tecnologia mineral, laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e startups (organizações recém-criadas, com projetos inovadores em fase de desenvolvimento e implantação) podem participar da seleção.

Com quase oito mil metros quadrados de área e investimentos de R$ 23 milhões, o prédio do Espaço Inovação deve ser inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano com seis laboratórios de pesquisa e desenvolvimento das áreas de biotecnologia e tecnologia da informação e comunicação, vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Embrapa Amazônia Oriental. Com o lançamento do edital, serão disponibilizados 30 módulos para locação, com metragens que variam entre 72m² e 150m², para empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

Além do espaço físico no PCT Guamá, os empreendimentos selecionados para operar no prédio também terão o suporte da unidade de negócios Guamá Business, que envolve atendimentos nas frentes de gestão na área de empreendedorismo inovador, proteção do conhecimento e captação de recursos. 

"Localizadas no entorno no PCT Guamá, as empresas terão a capacidade de expandir seus negócios e ampliar a capacidade de inovação, justamente pela proximidade com importantes núcleos de conhecimento e pelo contínuo assessoramento prestado na área de empreendedorismo inovador", ressalta o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello.

Podem participar do processo de seleção pessoas jurídicas, regularmente constituídas há no mínimo dois anos, para atuar como empresa em uma ou mais áreas nos campos do desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento de pesquisa, transferência de tecnologia e/ou comercialização de tecnologias, preferencialmente nas áreas de atuação do PCT Guamá; e também pessoas físicas que apresentem projetos de startups.

O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte.  Ele tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos.

O Parque tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio com a Sectet, que lhe presta aporte financeiro de manutenção, e foi construído com recursos do Governo do Estado, 35% via operação de crédito firmada com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 65% diretamente do Tesouro Estadual.

Confira o edital aqui

Com informações da Ascom PCT Guamá e Agência Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores