No Recife, Papo de Universitário discute carreiras

É o quarto ano de evento que reúne estudantes para refletir sobre as trilhas da vida acadêmica até o mercado de trabalho

por Danilo Mensil sab, 19/03/2016 - 16:11

Teve início na manhã de hoje o primeiro dia do encontro do “Papo de Universitário – Feira de Carreiras”, quarta edição do evento que tem como principal objetivo aproximar o jovem do mercado de trabalho. No local, sete arenas foram montadas para oferecer palestras, seminários, aulas e conteúdos de forma simultânea, sobre diversas áreas.

A abertura ocorreu às 9h e ficou por conta dos youtubers Ni do Badoque e Mauro Monesi. Ambos falaram sobre motivação, deram dicas de como criar um canal de vídeos e fazer sucesso na internet. Como exemplo, Ni do Badoque usou sua história de vida e contou as dificuldades que enfrentou para se tornar uma webcelebridade da internet.

Entre as dicas, ele afirmou que o principal inimigo dos seus sonhos é você mesmo e que os jovens não devem dar atenção às críticas não construtivas. “Não devemos nos abalar com críticas. O que devemos é persistir em nossos objetivos hoje, para que amanhã a árvore dos nossos sonhos possa gerar frutos”.   

Neste ano, além das atividades tradicionais, direcionadas a atuais e futuros universitário, o evento conta com algumas novidades. Entre elas, a arena “Papo Cristão”, que promete abordar os desafios do jovem cristão na atualidade. Um dos convidados é o jogador Samuel Xavier, atleta do Sport Clube do Recife.  O lugar conta também com espaço para diversão. São várias plataformas com jogos eletrônicos, gincanas e um touro mecânico.

O diretor do evento, Flávio Vasconcelos, informa que o projeto nasceu da necessidade de aproximar o jovem do mercado de trabalho e que consegue fazer isso mesclando informação e entretenimento. “O mercado está mais concorrido a cada ano, o Papo proporciona a prática ao estudante, que hoje sai da sala de aula muito verde”, esclarece.

Dúvidas e opiniões

A maioria dos frequentadores do evento é de universitários, mas existe também os que estão prestes a ingressar em uma faculdade e encontram, na ocasião, uma oportunidade para esclarecer dúvidas. É o caso de estudante Ana Carolina, 18, que informou ainda ter dúvidas quanto à escolha do curso.  “Tenho dúvidas entre os cursos de fisioterapia e nutrição. Essa é uma oportunidade para que eu possa esclarecer dúvidas e não trancar a faculdade no meio do curso, o que ocorre com frequência com outros estudantes”. 

Já Rebeca, de 17 anos, não se agradou. A aluna do terceiro ano do ensino médio pretende prestar vestibular para o curso de medicina e não se agradou com o evento que, segundo a jovem, exagerou nos gamers e deixou a desejar na parte voltada para conhecimentos acadêmicos. “Muitos jogos eletrônicos. Foram poucas as atividades com objetivo de ajudar quem pretende prestar vestibular.  Ano passado foi bem melhor".

As inscrições ainda estão abertas. Basta os interessados irem ao Classic Hall e informarem os dados em um estande montado na entrada. O evento é gratuito para todos e segue até amanhã.

Serviço:

4º Encontro Papo de Universitário – Feira de Carreiras.

19 e 20 de agosto, das 9h às 19h.

Entrada gratuita. 

COMENTÁRIOS dos leitores