Universidades públicas continuarão gratuitas, diz Mendonça

Ministro da Educação e Cultura garantiu a gratuidade para as graduações, mas deixou claro que há uma pauta sobre mensalidades em pós-graduações profissionais. Fies e ProUni continuarão, segundo o pernambucano

por Nathan Santos qua, 18/05/2016 - 01:54
Antônio Cruz/ABr Mendonça assumiu o MEC no governo Temer Antônio Cruz/ABr

Recente no cargo, mas já alvo de debates, o novo ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, garantiu nesta terça-feira (17) que as universidades públicadas continuarão gratuitas. Segundo o pernambucano, a garantia é para os cursos de graduação, porém, ele deixou claro que a ficará em pauta a discussão sobre cobranças de mensalidades para cursos de extensão, pós-graduação e mestrado profissional.

Em vídeo publicado pela TV MEC, Mendonça esclareceu que debateu no Congresso Nacional a proposta da cobrança de mensalidades apenas para pós-graduações profissionais, como já acontece em algumas universidades públicas. “As universidades federais são públicas e gratuitas, e continuarão públicas e gratuitas para todos os estudantes universitários do Brasil. Não há nenhuma possibilidade que o MEC venha discutir a questão de pagamentos em universidades (graduação)”, declarou o minstro da Educação. Confira o vídeo:

Já na última segunda-feira (16), também pela TV MEC, Mendonça Filho afirmou que vai manter os programas educacionais. “Todos os projetos relevantes serão continuados, especialmente o Fieis e o ProUni”, prometeu Mendonça. Assista:

 

COMENTÁRIOS dos leitores