Número de estudantes estrangeiros cresce no Brasil

De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de 66 mil estrangeiros estiveram no Brasil para estudar. Dez anos depois, o número duplicou, com mais de 114 mil estudantes estrangeiros

por Rebeca Ângelis sab, 27/08/2016 - 10:07
Pixabay Em 10 anos, o número de estudantes estrangeiros no Brasil duplicou Pixabay

O jeito hospitaleiro típico de todo brasileiro, além das belezas naturais do país, é um dos principais fatores que atraem cada vez mais jovens estrangeiros a buscarem aprendizado do idioma e cultura do país. De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de 66 mil estrangeiros estiveram no Brasil para estudar. Dez anos depois, o número duplicou: mais de 114 mil estudantes estrangeiros escolheram o Brasil para uma experiência internacional.

O jovem francês Thibaude Marze, de 23 anos, que chegou ao Brasil há quatro meses para conhecer a cultura do país e trabalhar como voluntário nos Jogos Olímpicos Rio 2016, acredita que a língua portuguesa é bastante importante para fazer negócios na Europa.

“Estou fazendo mestrado na França em Empreendedorismo e aqui há ofertas de cursos nesta área. Quero trabalhar com energias renováveis e aprender na área acadêmica com professores que trabalham em grandes empresas no país”, revela o estudante, que já fala português fluentemente e vai ficar por um ano para estudar administração no Rio de Janeiro.

A cada semestre chegam novos alunos vindos de várias partes do mundo. De acordo com Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Gerente Nacional de Empreendedorismo e Internacionalização da DeVry Brasil e Ibmec Exchange, apesar do Brasil enviar muitos estudantes brasileiros para o exterior, há uma crescente procura dos estrangeiros para estudarem no país. A maioria dos alunos é oriunda da França e Espanha. “Só neste semestre matriculamos mais de 50 jovens em vários cursos de graduação que a instituição oferece no Rio de Janeiro. Houve um aumento de 15% em relação ao período passado”, revela Marco.

COMENTÁRIOS dos leitores