No Recife, ocupação do IFPE ocorre de forma pacífica

Estudantes criticam a reforma do ensino médio e são contra a PEC 241

por Nathan Santos qui, 20/10/2016 - 16:55

De forma tranquila, dezenas de estudantes ocupam um dos pátios do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no bairro da Cidade Universitária. A ocupação, que combate a PEC 241 e a reforma do ensino médio, teve início na manhã desta quinta-feira (20), liderada pela União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe).

No início desta tarde, algumas barracas foram montadas para dar forma à ocupação. Entretanto, o número de participantes antes das 14h ainda era pequeno, mas a previsão é que outros integrantes do movimento fortaleçam o ato até o final do dia. De acordo com a secretária geral da Uespe, Taylinne Silva, pelo menos 200 estudantes deverão ocupar a reitoria do IFPE ainda hoje.

Segundo Taylinne, a meta do movimento é que outras ocupações se estendam nas unidades do IFPE. Antes da ocupação da unidade recifense, estudantes resolveram ingressar no Campus Pesqueira, Sertão do Estado. “No ano passado, aconteceram várias ocupações em São Paulo, mostrando que os alunos estão ligados, que querem mudança. Em Pernambuco, a gente não tinha uma situação para que nós pudéssemos ocupar, agora temos essa PEC 241 e a proposta da reformulação do ensino médio. Tivemos uma assembleia e conseguimos 800 votos pela ocupação”, contou a secretária da Uespe.

Taylinne ainda adiantou que a ocupação deve continuar até esta sexta-feira (22). Nesta quinta-feira, o grupo promove debates que refletem acerca da educação brasileira e como cortes de recursos podem atrapalhar a vida dos estudantes. Os ocupantes do IFPE usam cartazes e prometem realizar amanhã um grande protesto em frente ao Campus Recife.     

COMENTÁRIOS dos leitores