Aprenda cinco formas de pedir aumento ao chefe

Com bons argumentos, é possível convencer o empregador e conquistar uma produtiva remuneração

por Nicole Simões qui, 02/02/2017 - 15:17
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Aumento pode representar incentivo para os funcionários Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Negociar um aumento de salário é algo que geralmente não faz parte do cotidiano. Mas em algum momento da carreira, pode surgir a necessidade de ganhar mais ou ser mais bem recompensado pelo seu trabalho. Esse momento não envolve somente coragem, mas principalmente argumentação para convencer o chefe de que você está merecendo um salário mais alto. 

De acordo com a consultora de recursos humanos, Vanci Magalhães, diretora da JBV Soluções em RH, no momento de hoje é bem complicado falar sobre aumento salarial, por causa do perido de crise. “Primeiro o funcionário deve analisar o momento que a empresa está vivendo. Quando a situação está no azul é mais fácil convencer seus superiores acerca de suas qualidades. Qualquer empresa se sentiria mais confortável concedendo reajustes quando a situação financeira é boa e o mercado está a favor”, complementa a especialista.

Com algum preparo, é possível ter uma conversa franca e produtiva sobre sua remuneração. A grande questão é: quando e como pedir um aumento ao chefe? Por isso, o LeiaJá reuniu cinco argumentos fortes que ajudam na hora de pedir um salário maior.

Confira os 5 argumentos:

1. Explique o que você quer com sinceridade

Em primeiro lugar, o profissional deve explicar ao empregador por que precisa do aumento salarial. Comece com os diferenciais que você possui e como eles serão potencializados a partir das novas possibilidades que vão se abrir, até mesmo em novas responsabilidades. Passe confiança de que você merece receber um salário maior.

2. Mostre seu crescimento dentro da empresa

O profissional precisa chegar diante do empregador com uma boa prova do merecimento. O resultado de todo trabalho desenvolvido e o que você contribuiu na empresa faz uma grande diferença. Por isso, durante a conversa, prepare-se para mostrar ao gestor tudo o que conquistou e ajudou a alcançar desde a sua contratação. Competência, comprometimento e resultados ajudam.

3. Diga aonde quer chegar

Dizer para o chefe que você deseja continuar na empresa, crescendo e adquirindo novas responsabilidades, demonstra que tem um propósito profissional. Deixe claro o que você almeja e destaque o quanto você e a empresa ganharão com as novas oportunidades. 

4. Invista na capacitação intelectual

É importante deixar claro para o empregador que você deseja se capacitar. Projete fazer algum curso que contribua para as suas funções dentro da empresa. Falar sobre cursos realizados desde a sua contratação também vale. Além de dizer o que aprendeu e como pode aplicar esses conhecimentos na prática. A ideia é dar uma dimensão para o gestor do quanto você pode contribuir para a empresa com o que adquiriu.

5. Apresente novos projetos e propostas 

Nada como novas ideias para fazer com que o chefe tenha outro olhar sobre o profissional. É imprescindível ter sempre novas ideias e projetos para a corporação. Os chefes precisam ver em você um potencial para o crescimento da empresa. E assim, projetar uma possível promoção.

Promoção

Maria Oliveira, 27 anos, conseguiu aumento após ter uma conversa com o seu chefe. “Eu quis comprar meu carro, mas com o salário que recebia não tinha condições de pagar as parcelas. Então, cheguei para o meu chefe e disse a ele que precisava de um aumento. Sempre fui logo conversando”, explica a profissional.  Ela ainda diz como foi todo o processo “Antes de falar com ele eu analisei a minha relação com o trabalho e se eu tinha abertura suficiente. Vi também a questão da empresa, se ela estava estabilizada para poder me dar aumento. Quando fui contratada ele deixou bem claro que era acessível, talvez se fosse uma pessoa mais fechada eu teria ido por outro tipo de estratégia”, afirma. 

“Acho que quando o funcionário recebe um aumento no salário é um incentivo, isso faz com o que a pessoa se estimule a produzir ainda mais. No meu caso, não precisei mostrar o que fazia, pois ele via. Tínhamos um acesso direto. Mas acredito que é preciso sim mostrar serviço, você deve mostrar que merece ganhar mais”, conclui Maria.

A seguir, confira uma entrevista com a consultora de RH Vanci Magalhães, sobre como deve ser o momento do pedido: 

LJ - Qual o momento certo para pedir aumento?

Vanci Magalhães – O ideal é quando o mercado está bem, a sua empresa está crescendo e a sua posição demonstra uma expressividade dentro da empresa. Assim será possível dialogar sobre um possível aumento. 

LJ - Como pedir?

Vanci Magalhães – É preciso ter uma conversa clara com o seu chefe, ser objetivo no que quer falar e sincero. Sempre que possível, pessoalmente. Só deve usar telefone ou e-mail quem trabalha em outra cidade e passa meses sem ver o chefe direto. Agende uma reunião formal em que não possa ser interrompido. 

LJ - O que fazer quando o chefe diz não?

Vanci Magalhães – Eu costumo dizer que o "não" já está garantido, você vai em busca do "sim. Se ele disser não, você não pode se frustrar e tem que entender a justificativa do empregador. A sugestão é agradecer a atenção do chefe e solicitar que ele passe objetivos para os próximos meses que, se cumpridos, possam resultar em um aumento.

LeiaJá também

--> 10 sinais que você está prestes a ser demitido 

COMENTÁRIOS dos leitores