Prefeitura do Recife lamenta greve dos professores
A Secretaria de Educação da prefeitura declarou, por meio de nota oficial, que o sindicato 'desrespeitou o processo de negociação'
A Prefeitura do Recife, por meio de nota oficial da Secretaria de Educação, afirmou que lamenta a decisão do Sindicato Municipal dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Recife (Simpere), de deflagrar greve por tempo indeterminado. De acordo com a nota, "A Prefeitura do Recife respeita a decisão do Sindicato Municipal dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Recife (Simpere) de participar da paralisação nacional da última quarta-feira (15) para discutir temas importantes para o País como a Reforma da Previdência", mas o movimento grevista foi decidido antes da reunião setorial com a categoria e "o sindicato desrespeitou o processo de negociação". A nota segue trazendo informações acerca de atitudes da prefeitura em relação à educação, destacado dados de investimentos, repasses de piso salarial e nomeações dos últimos quatro anos de gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB).
Resposta do sindicato
Procurada para comentar as afirmações da prefeitura, a coordenadora geral do Simpere Simone Fontana disse ao LeiaJá que "A greve é uma decisão nacional em que nós aproveitamos para colocar também a nossa pauta específica. Esperamos que a prefeitura de fato respeite a gente em vez de falar do que ela deu no passado, que foi tudo fruto de luta nossa em greve".
Simone também destaca que no "Ano passado o prefeito e o secretário só repassou pra todo mundo 4,2% de aumento e o piso é o menor valor pago e tem que repercutir no plano de cargos e carreiras. Quem entrou agora recebe o piso mas se o aumento só vem no nível inicial não há valorização da carreira do magistério". Sobre os gastos com educação, Simone afirma que "A prefeitura gasta mal o dinheiro da educação, é preciso ouvir os professores para usar os recursos de forma eficiente".
Confira a nota na íntegra:
"A Prefeitura do Recife respeita a decisão do Sindicato Municipal dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Recife (Simpere) de participar da paralisação nacional da última quarta-feira (15) para discutir temas importantes para o País como a Reforma da Previdência. No entanto, a Prefeitura lamenta a decisão do Simpere de deflagrar greve por tempo indeterminado, prejudicando a rede municipal de ensino, que atende um total de 90 mil estudantes.
A decisão pelo movimento grevista foi definida antes mesmo da primeira reunião setorial com os professores para discutir os pleitos da categoria. A Prefeitura do Recife entende que o sindicato desrespeitou o processo de negociação.
VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR - A atual gestão sempre respeitou a Lei Federal n° 11.738/08, que estabelece o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica. Nos últimos quatro anos, todos os docentes da rede municipal de ensino do Recife receberam reajustes que, acumulados, chegam a 37,72% - percentual superior à inflação do período.
Nos últimos quatro anos, foram nomeados mais de 1.300 professores aprovados em concursos já realizados pela Secretaria de Educação; distribuiu mais de 5 mil modems 3G e 4G para que os professores consigam se conectar à internet com mais facilidade; firmou parceria com instituições de ensino superior para garantir cerca de 100 vagas em cursos de pós-graduação para os professores e oferece, mensalmente, formações continuadas a cerca de cinco mil profissionais na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire. A Secretaria de Educação do Recife também ampliou a carga horária dos coordenadores e demais docentes que exercem Funções Técnico-Pedagógicas (FTPs), fazendo com que os cerca de mil profissionais possam levar os vencimentos totais para a aposentadoria.
INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO - A atual gestão da Prefeitura do Recife está implantando um novo padrão de qualidade pedagógica e estrutural da rede municipal de ensino, como parte do projeto Escola do Futuro. Para isso, foram investidos mais de R$ 192 milhões em educação nos últimos quatro anos de gestão. O valor é maior que a soma dos investimentos na área nos 12 anos das administrações anteriores. Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura aplicou mais de 25% da receita na área de educação, cumprindo o que determina a Constituição Federal.
A Prefeitura do Recife está investindo bastante em um novo padrão de qualidade da rede municipal de ensino. Com um parque escolar de 309 unidades educacionais, a atual gestão está aplicando mais de R$ 86 milhões na construção de 22 novos equipamentos e na requalificação da rede antiga. Foram entregues dez creches-escolas e cinco escolas. Ainda estão em construção um total de três creches-escolas e quatro escolas".
LeiaJá também:
--> Secretaria pede que pais mandem filhos para as escolas
--> Professores deflagram greve em PE por tempo indeterminado