ENEM: edital aumenta taxa e muda ordem de provas
Em entrevista coletiva, a presidente do INEP, Maria Inês Fini, anunciou mudanças que serão feitas através do edital do ENEM 2017
Em entrevista coletiva para apresentar as mudanças trazidas pelo edital do ENEM 2017, liberado na manhã desta segunda-feira (10), a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, explicou como será a próxima edição do exame. Entre as principais alterações estão o aumento da taxa de inscrição, de R$ 68 para R$ 82, a alteração da ordem e distribuição das provas entre os dias de exame e o fim da marcação da cor do caderno de prova, que virá com o nome e o número de inscrição do participante na capa. As inscrições terão início no dia 8 de maio.
Taxa
De acordo com a presidente do Inep, o aumento do valor que os estudantes que não têm direito a isenção precisam pagar se deve ao acúmulo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA) que não eram repassados para o valor. “Antes que me perguntem, nós tivemos um ajuste desse preço em razão do IPCA acumulado que não foi aplicado no ajuste da taxa, e no IPCA deste ano. São 14% (de aumento) de IPCA acumulado e 6% do IPCA deste ano”. Ficam isentos do pagamento da taxa estudantes que concluirão o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas e participantes de baixa renda com cadastro no CadÚnico.
Distribuição das provas
Também houve alteração na ordem de realização das provas entre os dias. Nos anos anteriores, os participantes faziam as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza no primeiro dia e de Linguagens, Matemática e Redação no segundo.
De acordo com Maria Inês Fini, a distribuição das provas foi alterada por pedidos dos participantes e para o ENEM 2017, no primeiro dia serão feitas provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação no primeiro dia, com 5 horas e meia de duração, e de Matemática e Ciências da Natureza no segundo, com duração de 4 horas e meia.
Marcação de cor
Os cadernos de prova continuarão tendo cores diferentes, porém não será mais feita a marcação da cor não será mais realizada, pois os cadernos terão, na capa, o nome e o número de inscrição dos participantes. A transcrição da frase de segurança para o caderno de respostas continua sendo obrigatória.
Atendimento especial
Os estudantes com deficiência e outras condições que gerem a necessidade de atendimento especial deverão fazer a solicitação de uma hora adicional para realização das provas entre outras condições no ato de inscrição. Também na inscrição os participantes deverão enviar os laudos médicos que comprovem a necessidade do atendimento.
Outra novidade é a opção de realizar a prova com auxílio de um vídeo com as questões da prova traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para participantes com deficiência auditiva. A aplicação será em salas especiais com um tradutor para cada dois candidatos (para traduzir dúvidas pontuais sobre de vocabulário) e a tradução por vídeo também deverá ser solicitada no momento da inscrição.
LeiaJá também