Como opção "se nada der certo", alunos se vestem de garis

A frase fazia referência a possibilidade do futuro previsto pelos alunos não dar certo. Como opção, além de garis, eles também se fantasiaram de empregadas domésticas, cozinheiros e religiosos

por Lara Tôrres seg, 05/06/2017 - 14:31

Um colégio particular da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está sendo criticado nas redes sociais devido ao tema de um recreio temático dos alunos do terceiro ano. Com o tema ‘Se nada der certo...’ os alunos foram fantasiados de profissionais das áreas que eles seguiriam caso não atingissem seus objetivos de carreira e alguns estudantes usaram fantasias de gari, empregada doméstica, cozinheiro e agricultor, o que foi visto por internautas como preconceito contra as pessoas que desempenham tais funções. 

O colégio declarou ao LeiaJá que o recreio temático que está sendo comentado foi realizado no ano de 2015 e o tema foi escolhido pelos estudantes. Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da unidade de ensino, na época foi esclarecido aos estudantes que essa iniciativa poderia gerar polêmica e não condizia com a filosofia da escola, mas mesmo assim foi autorizada. 

Com a repercussão do caso o colégio afirma que vai debater a importância da responsabilidade e as consequências dos atos com os estudantes.

Confira na íntegra a nota enviada pela instituição ao LeiaJá:

"O Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre, esclarece que o recreio temático aconteceu no ano de 2015 com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. No mesmo ano, a partir de uma reflexão realizada com a comunidade educativa, entendemos que a temática não era apropriada, por isso não ocorreram outros episódios em anos seguintes.

Temas como esse, que confrontam valores e profissões, não são condizentes com a nossa proposta pedagógica, que tem como premissa o respeito às pessoas. Lamentavelmente, a atividade aconteceu e, por isso, pedimos nossas sinceras desculpas.

Essa questão seguirá em discussão com os nossos estudantes, pois entendemos que o diálogo é sempre o melhor caminho para o aprendizado".

LeiaJá também

--> Professor leva suásticas para sala de aula e gera polêmica

COMENTÁRIOS dos leitores