Aprovados na UPE: emoção toma conta de pais e feras

Pátio da reitoria da universidade foi ocupado na última quarta, com a divulgação dos aprovados no Sistema Seriado de Avaliação

por Elaine Guimarães qui, 11/01/2018 - 15:30

Entre lágrimas, abraços e sorrisos, o alívio e alegria de quem se dedicou por um longo período aos estudos e conquistou uma vaga no curso desejado na Universidade de Pernambuco. A emoção tomou conta do pátio da reitoria da universidade na última quarta-feira (10), com a divulgação dos aprovados no Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3). Em poucos minutos, o espaço da instituição foi tomado, em sua maioria, por estudantes de classe média e concluintes de escolas particulares, deixando clara a disparidade entre o sitema educacional público e privado.

Com os olhos atentos ao listão, estudantes e familiares compartilharam do sentimento que vai do choro ao sorriso em poucos minutos. Mantendo a tradição, muitos feras fizeram questão de ter os cabelos e sobrancelhas raspadas por mães e pais que os acompanharam durante a jornada de três anos.

Ao lado da mãe, Luíza de Andrade, de 17 anos, recebeu a notícia que fora aprovada no curso de medicina. Ela conta que a ansiedade a acompanhou até a certeza do resultado positivo: “As horas não passavam e fiquei muito nervosa e ansiosa, porque a gente não tem plena certeza se passou ou não e essa espera é angustiante." A estudante relembra que para conseguir uma vaga no curso de medicina precisou de horas de estudo e abdicar de coisas que gostava. “Eu estudei muito. Tive que abrir mão de muita coisa que gostava, mas vale à pena. Não tem sensação melhor do que vê seu nome no listão”, conta.

Dividido entre escola, estágio e cursinho, Pablo Vinícius, 18 anos, viu todo o esforço recompensado. Aprovado no curso de Educação Física, o jovem relatou que a rotina pesada dificultou um pouco, muitas vezes o cansaço era mais forte. Mesmo assim, no pouco tempo que tinha, Pablo aproveitava para ler e resolver questões. “Este ano foi bem complicado, porque estudar, trabalhar e frequentar cursinho é muito cansativo. À noite, quando dava tempo, eu via as aulas no curso, mas quando estava muito cansado, ficava em casa mesmo”, explica. Ele não esconde a ânsia de iniciar o curso: “Depois de tanta espera, meu desejo maior é entrar na universidade e começar logo as aulas. Estou na graduação que sempre desejei e, agora, é dedicação máxima”, afirma.

As provas do SSA 3 foram realizadas nos dias 19 e 20 de novembro em várias cidades pernambucanas. Os feras terão os dias 24 e 25 de janeiro para efetuar a matrícula no Campus onde foram aprovados, das 8h às 17h, portando todos os documento exigidos pela UPE.

COMENTÁRIOS dos leitores