Encceja: Quem faltou pela manhã, pode fazer prova da tarde

Isso porque o Encceja permite a emissão de dois documentos: o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental/Ensino Médio; ou a Declaração Parcial de Proficiência

dom, 05/08/2018 - 12:45

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 são aplicadas neste domingo, 5 de agosto, em dois turnos. Os participantes que faltaram pela manhã ainda podem fazer as provas da tarde, que começam às 15h30.

Isso porque o Encceja permite a emissão de dois documentos: o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental/Ensino Médio; ou a Declaração Parcial de Proficiência. O participante que conseguir a nota mínima em uma área do conhecimento, portanto, terá a declaração parcial. Conseguir proficiência nas quatro áreas significa obter o Certificado.

As provas da tarde têm 5 horas de duração. Serão aplicadas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, para o Ensino Fundamental; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. Os portões são abertos com uma hora de antecedência e fechados quinze minutos antes da prova.

Ao todo, 356.326 participantes se inscreveram com o objetivo de conquistar o certificado do Ensino Fundamental. A maioria, 1.339.281 participantes, está em busca do certificado do Ensino Médio. O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para tentar a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos até a data de aplicação do Exame e para o Ensino Médio, 18 anos.

Justificativa de ausência

O Encceja é um Exame gratuito, integralmente custeado pelo Governo Federal. Em 2017, 56,9% dos inscritos faltaram à aplicação no turno matutino e 59,7%, no vespertino. Para tentar diminuir a abstenção, e consequentemente o gasto público desnecessário, o Ministério da Educação e o Inep exigirão documentos que justifiquem a ausência para aqueles participantes que não comparecerem em 2018 e quiserem participar em 2019. Se não tiver como justificar a ausência, o participante deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele no Encceja 2018 acrescido da correção do IPCA 2018 quando for se inscrever para o Encceja 2019.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores