Feira do Empreendedor oferece programação gratuita em PE
Direcionado a quem pretende abrir o próprio negócio e aos empresários que almejam inovar em suas áreas de atuação, evento inicia as atividades nesta quarta (29)
Desta quarta-feira (29) até 1º de setembro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza a 12ª edição da Feira do Empreendedor, evento que promete propagar ideias empreendedoras e atividades de qualificação voltadas ao mundo dos negócios. Toda a programação é gratuita.
Considerada um dos grandes eventos de empreendedorismo do Estado, a Feira será realizada no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Estão previstas cerca de 500 atividades, tais como cursos de capacitação, palestras, rodadas de negócios, estandes de várias empresas, entre outras ações. De acordo com o Sebrae, a programação vai das 14h às 22h.
Cidadãos que almejam criar os próprios negócios, além de empresários que pretendem inovar em suas áreas de atuação podem participar do evento que terá atividades em quase 10 mil metros quadrados do Pavilhão do Centro de Convenções. Segundo a organização da Feira, mais de 20 mil pessoas devem prestigiar a programação.
Para o diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos, a inovação é um dos principais pontos da Feira em 2018. “Vamos trabalhar as experiências individuais, para que os visitantes experimentem os vários espaços de formas únicas. Sempre com foco na inovação, no empreendedorismo e numa tomada de decisão acertada dos empreendedores, estruturamos vários espaços que possibilitam dinamismo e uma integração dos participantes com os realizadores, com uma programação intensa e simultânea, além de um conjunto de dinâmicas e trocas de informações”, destaca Ramos, conforme informações da assessoria de imprensa do Sebrae.
As inscrições podem ser feitas de maneira gratuita por meio do site oficial da Feira do Empreendedor. A programação completa, onde há detalhes sobre as capacitações oferecidas, também deve ser consultada pela internet.
De acordo com o Sebrae, o evento foi dividido em temáticas. Confira, a seguir, os detalhes dos segmentos:
ACOLHIMENTO
O Ambiente chamado de Acolhimento é onde serão realizados os atendimentos tradicionais do Sebrae, com orientações ao público. De maneira integrada com parceiros e apoiadores da Feira, como as Salas (municipais) e o Expresso Empreendedor (Governo do Estado). Nos atendimentos, profissionais capacitados vão utilizar conteúdos e ferramentas que possam contribuir efetivamente para o encaminhamento e solução dos problemas e demandas. O Ambiente de Acolhimento está subdividido em sete seções:
Atendimento individual – Para atendimento individualizado de empreendedores com especialistas em negócios do Sebrae, que encaminharão soluções personalizadas ao público;
Quiz da Bis (Biblioteca Interativa Sebrae) – Área com jogo de perguntas e respostas sobre empreendedorismo, gestão e ambiente de pequenos negócios. Os participantes que acertarem mais respostas serão os vencedores;
Parceiros do Empreendedor– Ambiente onde os parceiros entregam soluções de negócios aos clientes;
Sebrae Digital – Neste espaço, o Sebrae divulgará soluções digitais da instituição, como a loja online, o ensino a distância (EAD) e o “Fale com o Especialista” (atendimento remoto), que podem ajudar empreendedores diariamente de forma prática;
Além das fronteiras – Lugar para conversas sobre as alternativas para potencializar os negócios utilizando a web e o comércio exterior;
Central do MEI – Será oferecido atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEI), possibilitando também uma experiência em realidade virtual;
Transforme seu negócio – Espaço de atendimento onde serão detalhadas as soluções de inovação mais demandadas dentro do Programa SebraeTec. Também serão apresentadas as consultorias de gestão empresarial e de ampliação de mercado do Sebrae.
QUALIFICAÇÃO
Neste ambiente, o visitante encontrará sete salas de capacitação com palestras simultâneas. Além disso, um oitavo espaço abrigará o Cine Empreendedor, onde os conteúdos e ferramentas inovadoras serão trabalhados de forma lúdica. O objetivo é provocar empreendedores e empresários para que reflitam sobre mudanças comportamentais e de atitude nos seus negócios, levando-os à nova realidade competitiva. No último dia da feira, o espaço chamado de “Arena Negócios do Futuro”, dentro da área de Qualificação, contará com o Singularity U Recife Chapter Experience, que vai montar o Singularity Day, responsável por palestras ao longo do dia com conteúdo de ponta relacionado à inovação, tecnologia e ao mercado.
SEBRAELAB
Prévia do novo espaço de educação empresarial do Sebrae (que será lançado em novembro próximo e funcionará na sede da instituição), o SebraeLab oferecerá aos visitantes da Feira do Empreendedor o contato com experiências de transformação na forma de fazer negócios. O espaço toma como base as atitudes, interações, uso intensivo de tecnologia para entrega de valor ao cliente. Terá como foco a ligação do público às novas tecnologias e negócios inovadores em consonância com as tendências de mercado e tecnologias dos mais diversos setores. E-commerce, MarketPlace, logística e técnicas de Pitch serão tópicos dessa arena. No SebraeLab também vão ser realizados talk shows e oficinas práticas.
TENDÊNCIAS, NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES
Já nesta arena, o objetivo é a aproximação do público a conteúdos disruptivos e tendências de negócios, visando estimular a inovação, criatividade e o despertar para a necessidade de mudanças. Tendo como parceira a Fábrica de Criatividade, vai apresentar de forma lúdica tendências em turismo, higiene e cosméticos, saúde e bem-estar, transporte, logística e mobilidade, economia criativa, casa e construção, negócios de impacto social. As tendências que não estão contempladas por setor vão ser apresentadas em hologramas e jogos.
NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL
A partir do discurso sobre negócios de impacto social que podem gerar lucro, essa área apresentará soluções que estão em andamento em comunidades da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul pernambucana. Além disso, será realizada a maratona Impacthon, de design de serviços e produtos. Outros temas relevantes para startups e empreendimentos de impacto social serão abordados.
SALÃO DE EXPOSITORES
Reunindo mais de 93 estandes de cases de sucesso, distribuidores, parceiros e patrocinadores do evento, a proposta desse espaço é criar uma espécie de feira propriamente dita, onde vão ser negociados e comercializados produtos e serviços que possam ajudar a iniciar outros empreendimentos - ou alavancar de forma inovadora marcas já existentes.
SALÃO DE FRANQUIAS
Dentro do Salão de Expositores, esta será uma área específica voltada para franquiados e franqueadores. Criado em parceria com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o Salão de Franquias contará com 25 marcas conhecidas nos mercados pernambucano e brasileiro. O ambiente é pioneiro no segmento e visa facilitar o networking e o surgimento de novas oportunidades de negócios. Marcas como Grau Técnico, Gio laser, Evolute, Cacau Show, Mahogany, OrtoEstética, Mercadão dos Óculos, Quanto Prima, Clube Turismo e Bonaporte marcam presença.
VILA GASTRONÔMICA E PRAÇA DE DESCOMPRESSÃO
A Vila Gastronômica e as Praças de Descompressão são ambientes de alimentação formados por empresas atendidas e aprovadas pelo Projeto de Alimentos e Bebidas do Sebrae-PE. Os cases de sucesso escolhidos para estar nesse ambiente vão comercializar seus produtos, representando outros cases de negócios ligados à instituição. O espaço visa também inspirar os visitantes.
Mostra Rhisophora - o espaço será dedicado para exposição da grife artesanal Rhisophora, desenvolvida a partir de mentoria do designer Marcelo Rosenbaum artesãos pernambucanos. A partir de um olhar inovador e de mercado, a coleção usa diferentes técnicas de artistas locais para falar da identidade cultural e da ancestralidade da terra dos altos coqueiros. Rhisophora retrata a flor do mangue e carrega a cara, as cores e o jeito dos pernambucanos. Na Feira, o espaço vai ser usado para abordar a relevância da interferência de design no desenvolvimento de produtos, para incrementar seu valor de mercado.
Outras novidades que a Feira do Empreendedor vai trazer:
Aplicativo: sempre utilizando novos recursos tecnológicos, facilitadores de processos e da comunicação, o Sebrae-PE criou um aplicativo exclusivo para esta edição do evento: o “Feira do Empreendedor Recife”. Disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, o recurso possibilita que o visitante se inscreva, confira a programação completa dos quatro dias da Feira, assista a vídeos temáticos e interativos e conheça mais sobre a ação e o Sebrae.
Web Rádio Sebrae-PE: aproveitando o espaço de destaque da Feira do Empreendedor, o Sebrae lança sua web rádio, que funcionará no endereço www.radiosebraepe.com, trazendo conteúdos de qualidade: notícias, entrevistas, boletins. A programação musical será toda pernambucana, valorizando empreendedores, bandas e artistas ainda pouco conhecidos no estado. A rádio montará uma base provisória no Cecon e entrará no ar pela primeira vez na abertura da 12ª Feira do Empreendedor, passando a transmitir atualizações diárias.
Acessibilidade: novas possibilidades de inclusão e disseminação de conhecimento de forma democrática fazem parte da Feira. Caso desejem, as pessoas com deficiência vão poder contar com visitas guiadas em horários programados por todo o pavilhão do Cecon, conhecendo o evento e desfrutando das novidades e conhecimentos disponíveis. Para contar com essa opção é necessário, ao realizar a inscrição, informar qual a deficiência, para que a instituição providencie o atendimento adequado e direcionado. A informação deve ser apontada novamente no espaço de credenciamento da Feira, junto à solicitação pela visita guiada. Importante verificar os horários das visitas guiadas para se organizar.