Feras encaram prova do vestibular de medicina da UNINASSAU
No primeiro dia de provas, os alunos responderam a questões de literatura, inglês, geografia, história, filosofia, sociologia e redação
Os olhos atentos de Gislaine Martins, dona de casa, acompanhavam a filha Karine, de 21 anos, pelas grades do bloco E da Uninassau, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Com intuito de ser médica, a estudante de Carnaubeira da Penha, Sertão de Pernambuco, enfrentou seis horas de carro até a capital para prestar o vestibular extra do centro universitário, com provas realizadas na manhã deste sábado (22) e do domingo (23).
“A gente enfrenta a viagem, chega antes e leva até a porta. Agora é esperar pelo resultado”, comenta a mãe. Assim como a filha de Gislaine, dezenas de estudantes se deslocaram do interior e até mesmo de outras capitais do Nordeste em busca do sonho de cursar medicina. “Sempre vi exemplos de médicos na minha família, estou tentando pela quarta vez e estou confiante”, afirma Rayssa Correia, de 19 anos.
O professor de química Walder Nunes, docente de um curso de matérias isoladas de Maceió, foi um dos responsáveis por trazer parte dos alunos-viajantes para o exame. “Aqui nossa maior função é fazer os alunos se sentirem em casa, ajudar com as dúvidas. A parte didática eles já estudaram o ano inteiro, agora é hora de manter a calma”, lembra.
Tentando ingressar no curso da área de saúde pela terceira vez, a estudante Liandra Santos conta com o apoio de toda a família e da fé. Deixa o relógio e o celular, proibidos pela organização do exame, de fora da sala, mas leva com ela um terço, presente da mãe. Do outro lado da aprovação, estudantes de diversos períodos do curso recepcionavam os vestibulandos com música, cartazes e abraços. “A gente reúne alunos de outros períodos, que fazem parte da extensão, para dar boa sorte e acalmar quem vai fazer a prova”, lembra Fabrynne Lopes, estudante do quarto período.
Para quem passa pelas portas do bloco E, o abraço de um futuro colega de profissão é a porta de entrada para a oportunidade de realizar um sonho. O resultado da prova será divulgado no dia 26 de setembro.
Entenda o vestibular extra da Uninassau
O vestibular “fora de época” foi instituído pela Portaria nº 606 como reconhecimento ao conceito máximo atingido pelo curso no Ministério da Educação. O primeiro dia de provas abordará os assuntos de literatura, inglês, geografia, história, filosofia, sociologia e redação; o segundo dia será focado nas matérias específicas dos feras, com física, biologia, química e matemática.
Os cem alunos com melhor qualificação nos testes iniciam os estudos na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro.