Atualização sobre Educação Especial terá consulta pública

O objetivo é fazer pais, alunos e escolas opinarem sobre o novo documento proposto

por Adige Silva qua, 07/11/2018 - 09:35
Valdecir Galor/Fotos Públicas O objetivo do novo texto é organizar os serviços e ampliar o atendimento aos alundos com deficiência. Valdecir Galor/Fotos Públicas

 A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), anunciou que a população poderá participar da atualização da Política Nacional da Educação Especial do País. É a primeira vez que a opinião popular será levada em consideração nesse tipo de processo. A consulta pública estará disponível até o dia 21 de novembro, no site do Ministério.

Pais, alunos e instituições de ensino poderão acessar a consulta pública, assim como participar do processo de formatação do novo documento. O arquivo foi todo traduzido na língua brasileira de sinais (libras), para as pessoas com deficiência auditiva. Deficientes visuais podem ter acesso ao material com o apoio de aplicativos de leitura.

Segundo o Secadi, a elaboração do documento contou com a participação de mais de 25 entidades e de especialistas da área. “Agora é a vez de pais, alunos, professores e instituições darem a sua contribuição para que possamos organizar melhor os serviços prestados e dar mais qualidade à educação especial”, enfatiza Júlio Freitas, secretário do órgão.

Atualmente, há mais de um milhão de estudantes da educação especial nas escolas públicas e privadas da educação básica. Segundo o MEC, o objetivo é atualizar o documento para adequá-lo à legislação mais recente, melhor organizar os serviços e ampliar o atendimento a esse público. Para o Ministério, Os transtornos do espectro autista, a deficiência intelectual e as altas habilidades e superdotação são abordados de forma mais objetiva no novo texto.

*Com informações da assessoria de imprensa 

COMENTÁRIOS dos leitores