SSA3: preso no trânsito, aluno perde prova no Recife

O jovem tentava uma vaga no curso de Engenharia Elétrica–Eletrotécnica da Universidade de Pernambuco

por Juan Gouveia seg, 19/11/2018 - 11:26
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Richard tentava uma vaga no curso de Engenharia Elétrica - Eletrotécnica Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Nesta segunda-feira (19), no segundo dia de prova da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), o estudante Richard Joshua, de 16 anos foi prejudicado pelo trânsito intenso e não conseguiu chegar a tempo no seu local de prova, Escola Politécnica de Pernambuco, localizada no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

Tentando uma vaga no curso de Engenharia Elétrica–Eletrotécnica, o morador de Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife, saiu de casa às 6h15 e só conseguiu chegar no local por volta das 8h10, dez minutos após o fechamento dos portões. “Estava tudo muito parado. Desde a Caxangá [uma das principais vias do Recife] até aqui”, explica. Para chegar ao prédio, ele utilizou o transporte público.

Richard ainda explica que conseguiu realizar todas as etapas antigas do SSA e considerava competitivo a uma vaga. “Nas fases anteriores eu consegui um bom desempenho. Se eu conseguisse realizar a de hoje e tirasse por volta de 40 a 50 pontos dava para conseguir entrar”, detalha. O estudante espera um bom desempenho no Enem e tentará mais uma vez, caso não consiga, no próximo ano.

Os portões foram fechados às 8h02 - com dois minutos de tolerância. Nos instantes finais para o fechamento, a correria dos atrasados foi intensa. Pais e curiosos ajudaram abrindo caminho e gritando palavras de incentivo. Com ajuda de estranhos, um estudante com pé engessado foi carregado nos braços para conseguir chegar a tempo. Já outras duas alunas passaram mal momentos antes de entrar na escola. Provas começaram às 8h15 e candidatos têm até às 12h45 para terminar o exame.

No primeiro dia de provas, realizado no último domingo (18), o número de ausentes no primeiro dia foi de 1.065, o que representa o total de 9,54% dos inscritos. De acordo com o último boletim divulgado pela assessoria de imprensa da UPE, não foi registrada nenhuma eliminação e não houve relatos oficializados de candidato atrasado nos portões. Relatórios desta segunda-feira (19) ainda não foram divulgados.

COMENTÁRIOS dos leitores