Número de empregos deve aumentar em Porto de Galinhas

Projeção foi feita por empresários da rede hoteleira e representantes da Prefeitura de Ipojuca. Hoje, turismo da região emprega 20 mil pessoas

por Nathan Santos qua, 28/11/2018 - 16:34
Nathan Santos/LeiaJáImagens Em 2018, Porto de Galinhas já recebeu mais de 1 milhão de turistas Nathan Santos/LeiaJáImagens

Além de realizarem um balanço sobre os números do turismo em Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco, empresários do setor hoteleiro e representantes da Prefeitura de Ipojuca analisaram as oportunidades de empregos oriundas do turismo. Eles garantiram que, mesmo diante da crise econômica que atinge vários setores do País, o balneário pernambucano continuou realizando contratações e evitou desligamentos de funcionários.

André Reis, diretor da Secretaria de Turismo de Ipojuca, ressaltou que o turismo de Porto de Galinhas é responsável por 20 mil empregos diretos e indiretos. Segundo ele, só em 2018, mais de 500 profissionais foram contratados para atuar em hotéis e pousadas, por exemplo; a grande maioria residente no próprio município.

“Minha avaliação é muito positiva. Todo mundo sabe que o País passa por uma crise econômica, por outro lado, o turismo de Ipojuca continuou crescendo, sem deixar de empregar ipojucanos. O turismo acaba sendo o setor que absorve a mão de obra do mercado de trabalho. Nas funções básicas da hotelaria e comércio, a média é de um salário mínimo e meio. Há também comissões em algumas situações”, comentou André Reis.

“O comércio continua contratando, os hotéis também. Estão sempre abrindo vagas, porque todos eles passaram por expansões em suas estruturas. A Prefeitura tem o programa Emprega Ipojuca, os próprios hotéis têm seus setores de recrutamento, temos uma Agência do Trabalho. A Secretaria de Turismo também se disponibiliza a receber currículos”, acrescentou o diretor.

Presidente do ‘Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau’, entidade que trabalha para elevar a qualidade dos serviços turísticos do balneário, Eduardo Tiburtios prevê um aumento de 10% a 20% na quantidade de empregos em 2019. Segundo ele, o crescimento deverá ocorrer graças a expansões nos hotéis.

“Vamos precisar de mais pessoas, os hotéis têm projetos de ampliação, o próprio Hotel Village tem plano de ampliação; 34 novos apartamentos serão construídos. Camareira, garçom e recepcionista são as principais vagas”, declarou Tiburtios. Os cargos mencionados exigem, geralmente, o ensino médio completo.

Em 2018, Porto de Galinhas recebeu mais de 1 milhão de turistas. Cerca de 20% deles são argentinos. Segundo a Secretaria de Turismo, a movimentação financeira deste ano está em torno de R$ 200 milhões.

Interessados em ingressar o mercado turístico de Porto de Galinhas devem procurar órgãos da cidade de Ipojuca relacionados a oportunidades de emprego. Os currículos também podem ser deixados nas recepções dos próprios hotéis e cadastrados por meio do programa Emprega Ipojuca.

Serviço

Secretaria de Turismo de Ipojuca

Rua Bejupirá, sem número, na Vila de Porto de Galinhas Telefone:

(81) 3552-1480

Agência do Trabalho de Ipojuca

PE-60, no Complexo Educacional

Telefone: (81) 3551-1156

COMENTÁRIOS dos leitores