Confira obras inusitadas cobradas em vestibulares

Fugindo do “padrão” de indicar apenas livros de literatura para concorrentes, universidades passam de animações em flash até músicas de funk para vestibulandos

por Lorena Barros dom, 09/12/2018 - 08:00

Nem só de Machado de Assis vive uma banca organizadora de vestibulares. Apesar dos nomes tradicionais da literatura sempre aparecerem na lista de obras indicadas ou obrigatórias dos certames nacionais, é cada vez mais comum ver títulos com conteúdos e formatos inusitados nos editais para instituições públicas de ensino.

A presença de filmes, músicas e até mesmo de um CD nas listas surpreende alunos e levanta o questionamento: qual a importância de obras de “entretenimento” em uma prova tão importante?Para os docentes, a resposta é simples: a interpretação dos textos não deve ser feita apenas no preto e branco do papel.

“É importante que o aluno entenda que o texto não se materializa apenas de forma escrita. Ele pode ser manifestado de várias formas, inclusive, nas manifestações artísticas. É importante que o aluno capture a riqueza de linguagem, de conteúdo, que ele encare o texto como dinâmico, vivo, da forma que ele é”, lembra o professor de redação e linguagens Diogo Didier.

Um dos casos mais comentados de 2018 veio de São Paulo. Ao liberar a lista de materiais obrigatórios para a leitura do vestibular 2020, a Universidade de Campinas (Unicamp) indicou o CD Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC’s. A obra, de 1997, é considerada um marco na história do rap brasileiro, retratando a violência nas favelas do País. “Quem fez essa escolha possivelmente buscou problematizar essas questões de forma muito crua. Geralmente a obra literária tem o hábito de usar recursos metafóricos e linguísticos para fazer com que o leitor pense. A música não precisa de tanta interpretação se você entender a linguagem ali inserida”, afirmou Didier.

Confira lista com cinco obras diferentes já cobradas nos vestibulares brasileiros:

CD: Sobrevivendo no inferno - Racionais MC’s (Unicamp)

A primeira vez que a Universidade de Campinas (Unicamp) cobrou um CD inteiro nas leituras obrigatórias de uma prova de vestibular foi com uma das obras mais importantes do rap brasileiro. O álbum “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, lançado em 1997, elencou a lista para o vestibular 2020 da instituição e foi pouco tempo depois transformado em um livro.

Diário: Quarto de despejo - Carolina de Jesus (UFRGS) 

O diário da catadora Carolina de Jesus, escrito por ela em uma favela de São Paulo na década de 1950, foi uma das leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no vestibular 2017. A obra foi transformada em livro, mas manteve a estrutura física do caderno escrito pela mulher, com datas e até mesmo erros ortográficos, trazendo uma maior imersão para o leitor em uma nova realidade.

Animação: O homem - Steve Cuts (Unb)

Embed:

Com pouco menos de quatro minutos de duração, a inusitada animação feita em flash e after effects foi uma das obras indicadas pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (Unb). O desenho retrata a relação do homem com a natureza ao longo dos anos.

Música: Beijinho no ombro - Valeska Poposuda (Unb)

Popular entre o público, a música da funkeira Valeska Poposuda também foi material indicado para a terceira fase da avaliação seriada da Universidade de Brasília em 2016. A canção não foi a única indicada: obras de cantores como Lenine, Patativa do Assaré e Gilberto Gil também elencaram a lista divulgada pela Secretaria de Educação de Brasília em seu site oficial.

Filme: Meia Noite em Paris - Woody Allen - UPE (SSA2)

Além dos filmes nacionais geralmente indicados pela Universidade de Pernambuco (UPE) aos feras que prestaram a segunda etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA2), um nome conhecido pela “cultura pop” se destacava. O filme “Meia Noite em Paris”, do diretor Woody Allen, conta a história de um jovem escritor em busca de fama na capital francesa e foi visto por milhares de estudantes que seguiram à risca as indicações da universidade.

 

COMENTÁRIOS dos leitores