Seguro-desemprego pode ser solicitado 100% pela internet

A solicitação do seguro-desemprego já podia ser realizada pela internet, mas o trabalhador precisava ir a posto fazer a validação dos dados. Agora, se as informações estiverem corretas e não houver pendências, é possível fazer todo o processo virtualmente.

por Camilla de Assis qua, 19/12/2018 - 18:11
Reprodução/Portal Emprega Brasil Para solicitar o seguro-desemprego, basta acessar o Portal Emprega Brasil Reprodução/Portal Emprega Brasil

A partir desta quarta-feira (19), já pode ser solicitado o seguro-desemprego totalmente pela internet. Disponível no Portal Emprega Brasil, o objetivo da funcionalidade é garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos, reduzir custos e oferecer mais comodidade.

Para solicitar, basta entrar no portal e digitar a senha de acesso. Quem não possuí-la deve informar seus dados pessoais, que serão checados nas bases do Governo Federal, e responder um questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária. Já com acesso ao portal, o trabalhador deve clicar em "Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.

Em seguida, o usuário será direcionado a acompanhar um passo-a-passo com oito etapas. São elas: confirmação de dados do requerimento; atualização das informações do requerente; formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional); indicação de experiências profissionais mais relevantes; objetivos profissionais; pesquisa de vagas com seu perfil, se houver; cursos de qualificação; e por fim, confirmar a solicitação do benefício.

Uma das vantagens que o portal irá oferecer é o acréscimo no número de atendimentos. Atualmente, o postos do Ministério do Trabalho atendem 600 mil requerimentos por mês, em média. O prazo para recebimento do benefício, que atualmente é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.

Desde 2017, a solicitação do seguro-desemprego pode ser realizada pela rede mundial de computadores, mas o trabalhador precisava ir a posto de atendimento fazer a validação dos dados. Agora, se as informações estiverem corretas e não houver pendências, é possível fazer todo o processo virtualmente.

"O seguro-desemprego 100% na internet consolida, assim, a integração das políticas de emprego, trabalho e renda do Programa do Seguro-Desemprego, intermediação para o emprego, qualificação profissional e pagamento do benefício, quando necessário”, completa o coordenador-geral do Seguro-Desemprego no Ministério do Trabalho Márcio Borges.

COMENTÁRIOS dos leitores