Confira os processos seletivos que aceitam a nota do Enem

Transformado no maior vestibular do País, o Enem é aceito como forma única de ingresso na grande maioria das universidades públicas

por Adige Silva seg, 31/12/2018 - 10:05
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo O Sisu é a principal forma de ingressar em uma universidade pública pela nota do Enem Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior vestibular do País e um dos maiores do mundo. Hoje em dia, é impensável ingressar em universidade sem antes prestar o Exame. Com a modernização das universidades e democratização do ensino superior, os vestibulares tradicionais de cada universidade vêm sendo substituídos pela nota do Enem. Desde universidades públicas a particulares, além de instituições no exterior, o Enem pode ser a forma principal ou um auxílio para o estudante que sonha em ingressar em um curso superior. Confira os principais processos seletivos que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de ingressar em uma universidade pública pela nota do Enem. O Sisu fica disponível duas vezes por ano, no primeiro semestre (janeiro) e no segundo (julho). Para concorrer às vagas em 2019 é preciso ter feito a prova em 2018 e não ter obtido nota zero na redação. O Sisu é aceito em universidades de todo o Brasil, dando a estudante que mora em um estado, se candidatar a vagas em outro estado, de uma maneira mais simples.

Há instituições que aceitam o sistema como a principal forma de ingresso, como as Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA), Amazonas (UFAM), Minas Gerais (UFMG), entre outras instituições. Já outras universidades destinam um percentual de vagas para o programa, como a tradicional Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Algumas instituições fazem da nota do Enem parte do processo seletivo do vestibular tradicional, como Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outras. Mais detalhes podem ser visualizados pelo site.

ProUni

O Porgrama Universidade para Todos é semelhante ao Sisu, porém, fornece oportunidades para instituições particulares. O programa oferece bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) – para as bolsas integrais, o estudante deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa; para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além de ter prestado o Enem no ano anterior com nota acima de 450 e não ter zerado a redação, o estudante que deseja em participar do ProUni precisa preencher os seguintes requisitos: cursado o ensino médio completo em escola pública; cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, como bolsista integral; cursado o ensino médio em escola da rede pública e em escola da rede privada, como bolsista integral da escola privada; ser portador de deficiência. Outros detalhes podem ser vistos no site do ProUni

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferta uma quantidade menor de vagas, comparado ao Sisu e ProUni. O Fies financia em até 100% o curso escolhido pelo candidato e é destinado a pessoas de baixa renda. O programa do Governo Federal se mostra como alternativa aos altos juros dos bancos tradicionais. Assim como os outros programas, o Fies exige que o candidato tenha tirado com nota acima de 450 e não ter zerado a redação. Confira mais detalhes no site do programa.

Universidades Estrangeiras

Com o crescimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), algumas instituições no exterior passaram a aceitar a nota do Exame como forma de ingresso. Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) firmou um acordo com Portugal e as universidades lusitanas passaram a aceitar oficialmente a nota do Enem. Além disso, instituições da Inglaterra e França aderiram a nota do Enem como parte de seu processo seletivo. Confira uma lista de universidades estrangeiras que aceitam a nota do Enem neste link.

LeiaJá Também

-->Sisu 2019 oferece mais de 235 mil vagas

-->Saiba tudo sobre o processo seletivo do Prouni 2019

-->Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades

COMENTÁRIOS dos leitores