MEC divulga as regras para o FIES 2019.1

O cronograma para as inscrições ainda não foi divulgado

por Marcele Lima qui, 03/01/2019 - 17:15
Júlio Gomes/  LeiaJá Imagens Mec divulga regras para Fies 2019 Júlio Gomes/ LeiaJá Imagens

O Ministério da Educação divulgou por meio de portaria no Diário Oficial as regras para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referentes ao primeiro semestre de 2019. Já o cronograma com datas de inscrição, divulgação de resultados e lista de espera ainda não foram liberados.

De acordo com documento publicado, não há modificações em relação à edição 2018.2. Para participar é preciso entrar no Sistema de Seleção do Fies pela internet, realizar a inscrição e separar a documentação para levar à instituição de ensino escolhida, caso seja aprovado.

Quem pode participar do Fies 2019.1?

É preciso que os candidatos tenham feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e conseguido nota igual ou maior que 450, além de não ter zerado a redação. Para concorrer na modalidade FIES é preciso renda mensal per capita de até 3 salários mínimos. Já para o P-Fies, o estudante precisa receber entre 3 e 5 salários mínimos de renda per capita.

A classificação dos candidatos na modalidade Fies é feita de acordo com as notas obtidas no Enem e respeitando uma sequência:

1 - Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

2 - Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;

3 - Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

4- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Já para quem se inscrever no P-Fies, a responsabilidade de classificação e aprovação é feita pelos Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC), neste caso não é necessária a etapa de complementação da inscrição, obrigatória para os classificados no Fies.

Os alunos que já possuem financiamento estudantil vigentes ou que estão em débito com o fundo não podem concorrer nesta nova seletiva.

Conheça os detalhes da portaria publicada no Diário Oficial.

COMENTÁRIOS dos leitores