Mais de 35 mil candidatos farão segunda fase da Fuvest

Provas serão realizadas no próximo domingo (06) e segunda (07); o vestibular é a principal porta de entrada para USP

por Adige Silva sab, 05/01/2019 - 15:00
USP/Divulgação Campus da USP USP/Divulgação

Neste domingo (06) e na segunda (07), 35.371 candidatos realizarão a segunda fase do vestibular da Fuvest. O número de convocados supera em 62,3% os dados de 2018, dando oportunidade para que mais pessoas realizem as provas. Para 2019, o vestibular da Fuvest oferta 8.362 vagas de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), entre vagas de ampla concorrência, escola pública e escola pública PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígena).

As provas serão aplicadas em 19 cidades do Estado de São Paulo, não necessariamente sendo a mesma localidade da primeira fase. Por isso, a USP recomenda que os estudantes acessem a área do candidato com antecedência e confirmem seus locais de provas.

Além disso, é recomendável visitar a localidade da avaliação com antecedência, para traçar a rota de destino. As instituições que sediarão as provas abrirão os portões às 12h30, com fechamento às 13h (horário de Brasília). Ambos os dias contarão com quatro horas de provas.

Mudanças

Atualmente, os concorrentes do vestibular têm um primeiro dia de provas composto por dez questões de português e uma redação; o segundo dia composto por 16 questões de disciplinas obrigatórias do ensino médio e um terceiro dia com 12 questões de disciplinas relacionadas à carreira escolhida pelo candidato. A partir de 2019, eles farão o primeiro dia "normal", com redação e português, e um segundo dia apenas de disciplinas específicas do curso escolhido, que podem variar entre duas e quatro, de acordo com cada unidade da instituição.

“A USP adotou essa mudança pensando no estudante. O processo seletivo para entrar em uma universidade pública é desgastante. Ao invés dele ficar 72 horas sob o estresse de provas, agora serão dois dias”, afirmou em entrevista ao Jornal da USP o pró-reitor da instituição, Edmund Chada Baracat.

Os estudantes oriundos de escola pública e os oriundos de escola pública Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) também passarão por uma leve modificação no momento da inscrição. As vagas que eram anteriormente reservadas pela instituição agora serão selecionadas no momento da inscrição. Agora, além de optar pela carreira e curso, o vestibulando deverá selecionar se busca vagas de ampla concorrência, ação afirmativa escola pública ou ação afirmativa preto, pardo e indígena.

COMENTÁRIOS dos leitores