Emoção marca embarque de estudantes no Ganhe o Mundo

Estudantes pernambucanos cursarão um semestre letivo nos Estados Unidos

por Camilla de Assis qui, 17/01/2019 - 17:51

Emoção, ansiedade e choros marcaram o embarque de 37 alunos do ensino médio para os Estados Unidos (EUA) no Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado de Pernambuco, nesta quinta-feira (17). Os estudantes foram cursar o High School em diversos estados dos EUA. Todos os alunos são de escolas localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Zona da Mata do Estado. No exterior, os estudantes cursarão um semestre letivo.

Aos 16 anos, Bernard Farias vai para a Virgínia, nos EUA, fazer o segundo ano do ensino médio. “A oportunidade de crescer profissionalmente, aprimorar o inglês e conhecer outra cultura vai ser muito boa para nós”, contou o jovem, que pretende ser médico. “Vou manter contato com a família da casa em que vou me hospedar para tentar uma bolsa de estudos e fazer medicina nos Estados Unidos”, completou o garoto.

A mãe de Bernard, a analista educacional do Estado Airma Farias, partilha da mesma emoção de êxtase do filho. “O coração está apertado, mas a gente fica orgulhosa. O nome do programa é ‘Ganhe o Mundo’, mas vai ser o mundo que vai ganhar ótimos pernambucanos”, disse.

Já para o estado de Michigan vai a estudante Dominyke Lucena, de 16 anos. Lá, a jovem também vai cursar o segundo ano do ensino médio. “Estou ansiosa, dificilmente teria a oportunidade de fazer um intercâmbio sem ser por esse programa”, salientou a garota. Domynike explicou, ainda, que pretende voltar para o Brasil. “Quero terminar o terceiro ano do ensino médio aqui, mas continuar mantendo contato com a família para tentar uma bolsa de estudos lá”, explicou.

De ‘coração na mão’, porém cheio de orgulho está o pai de Domynike, Clóvis Lucena. “Mandar um filho para outro país é um privilégio que poucos pais têm, e minha filha só iria conseguir isso, inclusive por mérito próprio, por meio do programa”, reforçou.

Meta de mil alunos

Durante o embarque dos alunos, o governador Paulo Câmara salientou que a meta de enviar mil alunos durante o governo será continuada. “Vamos mandar em torno de mil alunos para países de língua inglesa e língua espanhola. O programa premia os alunos esforçados e ao mesmo tempo mostra que realizar sonhos é possível com a dedicação e esforço de cada um”, disse o governador.

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio, também salientou a permanência do total de alunos já enviados para o exterior. “Com certeza vamos manter nossos 1.045; os mil do Ganhe o Mundo tradicional e mais os participantes do Ganhe o Mundo Musical e Esportivo”, disse.

Novidades para 2019

O embarque os adolescentes também foi momento de revelar ampliação no Programa Ganhe o Mundo. Segundo Fred Amâncio, “haverá uma pequena expansão” do projeto. “Mas não vai ser em quantidade, vai entrar uma nova modalidade aí”, revelou.

COMENTÁRIOS dos leitores