Cotas: reavaliados se dizem confiantes com nova banca

No segundo dia de reavaliação das cotas raciais, candidatos se mostraram mais satisfeitos com presença de pardos no júri

sex, 22/02/2019 - 10:52
LeiaJáImagens Reavaliação foi feita no corpo discente da instituição LeiaJáImagens

A maior parte dos alunos que compareceu à reavaliação das cotas raciais do vestibular 2019.1, realizada no Corpo Discente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), se mostrou mais tranquila com a nova banca julgadora. Segundo os estudantes, a primeira banca era composta apenas por pessoas negras e a segunda, por sua vez, tinha pessoas pardas.

“Essa comissão foi mais diversificada, consegui identificar três etnias diferentes. Também me autodeclarei na câmera, coisa que da primeira vez eu não fiz", afirmou Layrá Raquel, de 17 anos, aprovada em administração no campus Caruaru, no Agreste do Estado.

O aluno Nicholas Dias, de 18 anos, por sua vez, afirmou considerar o processo injusto. "Se as cotas são uma forma de reparação histórica eles deveriam levar em consideração nossos antepassados. Eu tenho pai negro e ancestrais negros. Acho que mereço a cota porque, lá trás, minha família foi injustiçada", relata.

A comissão de reavaliação continuará a analisar os estudantes até a tarde desta sexta. O resultado oficial deve ser divulgado pela UFPE na segunda-feira (25).

*Com informações da produtora Katarina Bandeira

COMENTÁRIOS dos leitores