"Trava esse negócio aí", diz ministro sobre concursos

Em março foi publicado um decreto com regras mais rigorosas para abertura de novos concursos

por Marcele Lima ter, 09/04/2019 - 16:54
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Ministro da Economia, Paulo Guedes Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, falou em travar a realização de novos concursos públicos em 2019. Ele participava de um debate sobre os 100 dias de governo de Jair Bolsonaro, promovido pelos jornais “O Globo” e “Valor Econômico”, nesta segunda-feira (8), em Brasília. 

“50% do funcionalismo público se aposenta nos próximos cinco anos. A primeira coisa, concursos públicos. Trava esse negócio aí. Quero saber por que precisa, tem que ver os atributos", declarou Paulo Guedes, que disse ainda que a aposentadoria dos servidores vai “desidratar pela metade” o efeito do funcionalismo público e digitalizar procedimentos.

Em março, um decreto que estabelece critérios mais rigorosos para abertura de novos certames foi publicado. Ele deve passar a vigorar em junho. Segundo o decreto, os órgãos públicos deverão atender a critérios mais específicos e rigorosos que justifiquem a abertura dos editais, além de não haver mais prazos de validade acima de dois anos. Os locais que peçam a abertura de certames também deverão comprovar que houve remanejamento de pessoal, promoções e demais medidas para que haja de fato postos abertos.

COMENTÁRIOS dos leitores