Esforço é a chave do sucesso para 89% das pessoas

Conclusão é de pesquisa realizada pela Pactive Consultoria. De acordo com o consultor Eduardo Ferraz, esse pensamento é um equívoco

seg, 06/05/2019 - 19:56
Pixabay . Pixabay

Para 89% da população, é possível obter sucesso profissional em qualquer área, contanto que haja esforço. Essa afirmativa foi feita com base em uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pela Pactive Consultoria. De acordo com o levantamento, os maioria dos participantes, independente da faixa etária e nível de escolaridade, acredita que empenho é a única chave para ser bem sucedido profissionalmente. 

De acordo com o consultor Eduardo Ferraz, esse pensamento é um equívoco. "Esforço é fundamental, mas sem talento é muito difícil ser bem-sucedido em profissões intelectualmente complexas. É raro, por exemplo, ser um ótimo cirurgião, matemático, esportista, jogador de xadrez, escritor, coach, arquiteto ou músico, apenas com muita dedicação. Na verdade, a pessoa pode ser excelente em pouquíssimas atividades, medíocre em várias e incompetente na grande maioria delas. Portanto, esqueça as áreas em que não tenha afinidade e priorize aquelas em que de fato possui talento. Aí sim, uma boa dose de dedicação fará a diferença”, enfatiza.

A pesquisa também revela que 49,2% acham mais importante corrigir pontos fracos, enquanto 50,8% entendem como necessidade o aprimoramento de pontos fortes como forma de obter bons resultados na carreira, emprego ou profissão.“Sempre que somos obrigados a fazer uma tarefa complicada e que não temos aptidão, sentimos enorme fadiga mental. Essa exaustão é resultado de uma ação mais intensa dos neurônios relacionados a esta atividade, que leva à produção de adenosina, substância que causa sonolência e nos obriga a desistir ou desacelerar e nos impede de sustentar o mesmo nível de atividade por muito tempo. Ao contrário, quando você executa uma função que seja compatível com seus principais talentos, seus neurônios resistem ao esgotamento por muito mais tempo e sustentam tarefas complexas. Por isso, quanto mais você conseguir usar seus pontos fortes, maior será sua produtividade”, observa Ferraz.

O levantamento aponta para outro dado importante: quando questionados, 71% dos entrevistados alegaram que mudariam de carreira para usar melhor os talentos, enquanto 29% disseram que seria para aumento de remuneração. "Escolha áreas em que você tenha vocação, a boa remuneração será consequência”, aconselha o consultor.

COMENTÁRIOS dos leitores