Projeto pernambucano leva cordel a escolas de São Paulo

Poeta e fotógrafo difundem cultura e arte nordestina em comunidades socialmente vulneráveis

por Ítallo Olimpio qua, 22/05/2019 - 15:01
Versalizando Imagens/Reprodução Poeta Esperantivo e fotógrafo Renato Moura, idealizadores do projeto Versalizando Imagens/Reprodução

Com o objetivo de promover inclusão através da disseminação da cultura nordestina, o projeto pernambucano 'Versalizando Imagens' chega a São Paulo com oficinas e palestras gratuitas em escolas públicas do Estado, realizadas de 28 de maio a 4 de junho.

A literatura de cordel e a fotografia são o foco do evento que, desde 2016, foi apresentado a mais de 2 mil alunos. Criado por Esperantivo e Renato Moura, o 'Versalizando' também já passou por Cabo de Santo Agostinho, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Surubim, Escada e outras cidades do interior de Pernambuco.

Em São Paulo, os idealizadores querem abordar com os alunos temas como ansiedade, bullying e depressão, por meio da arte nordestina. Viajando com recursos próprios, os artistas fizeram uma vaquinha online para arcar com parte dos custos do projeto.

As oficinas de cordel serão realizadas nos dias 29 e 30 de maio no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Pingo D ́Alegria, pela manhã, e também à tarde na Rua Dom Mateus de Abreu Pereira, 579 – Pq. São Rafael, São Paulo, capital. Já as palestras serão ministradas no dia 4 de junho na ETEC Parque Belém, também na capital paulista, no endereço Rua Ulisses Cruz, 85 - Tatuapé, São Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores