'É mentira essa questão de cotas étnicas', diz ex-ministro

Renato Janine Ribeiro explicou que dentro das cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino, existe subcotas étnicas

por Camilla de Assis ter, 28/05/2019 - 13:33
Reprodução/TVLeiaJá Renato Janine Ribeiro já foi ministro da Educação e professor da USP Reprodução/TVLeiaJá

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro afirmou nesta, terça-feira (28), durante o XII Encontro Internacional Hanna Arendt, realizado pela Associação de Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) que a questão das cotas étnicas não são reais. O evento foi realizado no auditório da Adufepe, localizado dentro do campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Várzea, Zona Oeste da cidade.

"É mentira essa questão de cotas étnicas. O que existe é cotas para pessoas de escola pública", disse o ex-ministro e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP). Janine explicou que dentro das cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino, existe subcotas étnicas. "As subcotas étnicas são para quem fez ensino público. Um negro, um descendente de indígena, que fez em escola particular não entra nas cotas", salientou.

Ainda segundo o ex-ministro as cotas étnicas têm ponto diferenciado em cada Estado. "Um Estado que tenah mais indígenas, como o Estado da Amazônia terá mais cotas étnicas paa indígenas muito maiores do que qualquer Estado fora da Amazônia", explicou.

COMENTÁRIOS dos leitores