Sites do MEC ficam fora do ar. Há suspeitas de sabotagem

Sites do ProUni e do Fies estão instáveis. Polícia Federal investiga possibilidade de ação criminosa

por Paula Melo qui, 08/08/2019 - 10:52
Chico Peixoto/ LeiaJá/Arquivo O ministro da Educação esteve com jornalistas na manhã desta quinta (8) Chico Peixoto/ LeiaJá/Arquivo

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, convocou jornalistas para uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (8) para prestar esclarecimentos à população sobre a instabilidade que afetou alguns sites do Ministério da Educação (MEC) nos últimos dias. Segundo Weintraub, há indícios de sabotagem. A Polícia Federal já investiga o caso.

Sites como o do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que estão instáveis desde segunda (5), e o Sistema Presença, pré-requisito para o pagamento do Bolsa Família e que ficou indisponível de 1º a 5 de agosto, foram afetados, assim como o Simec (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação), site utilizado internamente no MEC.

Polícia Federal já investiga o caso

"Os serviços estão caindo, alguns deles, de uma forma que a gente não consegue explicar tecnicamente. Há indícios de sabotagem, que nos levaram a chamar a Polícia Federal pra investigar e verificar se são prova ou não de algo criminoso que possa estar acontecendo aqui no MEC. O MEC não é polícia, não é Ministério Público. Não é nosso papel dizer se há crime ou não acontecendo", falou o ministro.

"Nossa preocupação é atender bem a população, que não vai ser prejudicada. Qualquer serviço que fique fora do ar, a gente vai estender o prazo desse serviço", disse o ministro, que saiu antes do fim da coletiva, alegando outros compromissos.

Para o secretário executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel, há indícios robustos de sabotagem. "O contato com a Polícia Federal foi feito na segunda-feira. Daqui pra frente, será a Polícia Federal que conduzirá o trabalho", disse.

Sites ainda apresentam instabilidade

"Ainda não há prazo para o restabelcimento total", informou o diretor de Tecnologia da Informação do MEC, Daniel Miranda Rogério. A equipe trabalha para restabelecer o sistema, que ainda não voltou a funcionar plenamente.

Inscritos no Bolsa Família não serão prejudicados. Já as incrições para as bolsas remanescente do ProUni, que iriam até 16 de agosto, serão prorrogadas. A nova data  ainda não foi definida.

COMENTÁRIOS dos leitores