Confira 5 figuras de linguagem que já caíram no Enem

Professor comenta questões que já passaram pelo exame

por Bruna Oliveira sex, 23/08/2019 - 14:45
Pixabay . Pixabay

Os feras que desejam tirar uma boa nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabem que é necessário ter o domínio de assuntos de português, como tipologia textual, intertextualidade, coesão textual, verbos, pronomes, figuras de linguagem, entre outros. Com o objetivo de facilitar os estudos do candidato, o LeiaJá preparou uma lista com cinco figuras de linguagem  que já foram abordadas na prova.

Figuras de linguagem são recursos da língua portuguesa que são utilizados para que as mensagens emitidas sejam mais expressivas, ricas e significativas. Elas são capazes de também exprimir o pensamento de forma original, criativa e, muitas vezes, fora do padrão. 

Para o professor de Linguagens e Redação, Felipe Rodrigues, as figuras de linguagem possuem uma grande importância no dia a dia das pessoas. “Elas trazem uma suavização, inclusive, sentidos duplos são o foco de seu uso”, explica.

Confira as figuras de linguagem que já estiveram presentes na prova:

         Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que traz duplo sentido,  ela consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado.

Na edição do Enem 2012, a metáfora esteve presente no seguinte enunciado, por exemplo:

Reprodução/Inep

Segundo Felipe Rodrigues, a resposta correta é a letra “a”, porque a palavra “beber”, presente no texto trazido pela questão, aponta diversos contextos à mesma expressão. 

Sinestesia

A sinestesia é uma figura de linguagem que tem a função de expor sentimentos sensoriais como tato, olfato, paladar, visão. 

Durante a prova do Enem 2000, o candidato teve que responder uma questão que abordava esta figura de linguagem:

Reprodução/Inep

De acordo com o professor, a letra “a” é a resposta correta, porque a palavra “pão” tem o sentido de aflorar a visão do leitor, enquanto a palavra “sabor” tem o objetivo de aguçar o paladar.

Antítese

Antítese é uma figura de linguagem que aborda a questão dos sentidos opostos, contrastes, que tem como objetivo trazer diferentes contextos.

Na prova do Enem 2007, a antítese apareceu na questão que continha o poema “O açúcar”, do poeta Ferreira Gullar:

Reprodução/Inep

A resposta correta é a letra “e”, porque a alternativa traz o “escuro” como algo amargo, fazendo, assim, um contexto oposto à doçura do “branco”, presente no enunciado da questão. 

Eufemismo

A figura de linguagem eufemismo é utilizada para amenizar um contexto, no qual pretende diminuir amenizar uma agressão que a palavra dita porventura poderá trazer ao receptor.

 

Reprodução/Inep

No texto presente na questão do Enem 2011 temos o uso do eufemismo frente ao título para reduzir os efeitos negativos frente ao que a mensagem quer trazer. “O texto diminui a intensidade da mensagem, para que o leitor o receba da melhor forma”, comenta  Felipe.

 

Ironia 

A ironia é uma figura de linguagem que utiliza um tom crítico e até mesmo humorístico. Na prova do Enem 2013, a ironia aparece fazendo uma crítica ao trânsito:

Reprodução/Inep

Segundo o professor, sentimos a ideia de riso ao ler algo irônico, que é o caso do texto presente na questão.

COMENTÁRIOS dos leitores