Exposição apresenta inventário fotográfico de Belém

Estudantes de ensino médio do Colégio Santa Rosa participaram de imersão em espaços urbanos da capital paraense para captar imagens da realidade

ter, 27/08/2019 - 16:02

Embed:

Música, fotografia e educação. Essa união só poderia ter um resultado: arte. A experiência mobilizou os alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio Santa Rosa, em Belém, na última sexta-feira (23), às 16h30, com a exposição fotográfica "Memória e inventário fotográfico de Belém", realizada na galeria de arte Graça Landeira, na UNAMA - Universidade da Amazônia.

As fotografias foram tiradas pelos próprios alunos. O objetivo da ação era propor debate conjunto sobre a habilidade 2 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. Além das fotos, os alunos também produziram textos.

"Pedimos que eles elaborassem um texto que pudesse dar orientação. Esse texto foi elaborado na habilidade 2 do Enem, que fala sobre como preservar a memória. Esses textos serviram de referência para que pudéssemos andar pelos espaços", disse o professor de sociologia João de Barros, mentor do projeto.

Os trabalhos das classes tinham como foco quatro temas diretamente relacionados a Belém: Ver-o-Peso, igrejas barrocas, invisibilidade dos moradores de ruas e a colônia japonesa. A ideia principal era olhar para a cidade, sentir e valorizar esses espaços que precisam do apoio do público.

A exposição é o resultado de um projeto que vai além da sala de aula, informaram os organizadores. Visava permitir que os adolescentes olhassem para Belém com a perspectiva de ver, além das mazelas e do abandono, a humanidade de cada personagem e a beleza de cada lugar.

Por Sandy Brito.

COMENTÁRIOS dos leitores