ITA declara interesse em aderir ao Future-se

O programa do governo federal permite que as universidades e institutos possam captar recursos financeiros com a iniciativa privada

qua, 28/08/2019 - 16:33
. ITA/Divulgação .

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou interesse em aderir ao programa Future-se. A declaração foi feita pelo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez em um almoço com o reitor da instituição, Cláudio Jorge Pinto Alves, nesta segunda-feira (26).

Para o reitor do ITA, o programa abre possibilidades de ampliação de recursos, que podem ser aplicados nos trabalhos, pesquisas e instalações físicas no campus. “O Future-se, eu acredito, vai facilitar e vai viabilizar uma série de intenções que pessoas e empresas têm, de colaborar com o ITA, e de ter seu nome associado à instituição”, disse Cláudio Jorge Pinto Alves na ocasião.

O instituto, vinculado ao Ministério da Defesa, fica na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, e é referência em ensino de engenharia no Brasil e está na lista das dez melhores universidades do país. Foi criado em 1950, formando profissionais com especializações no campo aeroespacial.

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, ficou feliz pelo posicionamento do ITA. “O ITA é uma grande história de sucesso. Junto à Embraer, é responsável por colocar o Brasil no cenário global aeroespacial. Sem dúvida, ter o ITA junto ao Future-se é um marco para nós”, comemorou.

O programa Future-se, lançado pelo governo federal em julho deste ano, tem como objetivo dar autonomia às universidades e institutos federais para que possam captar seus próprios recursos, sobretudo entre a iniciativa privada. Até agora mais de 40 universidades se manifestaram contra a proposta, que é alvo de críticas por parte dos professores e alunos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores